imagem google

Empreendedorismo e inclusão produtiva das mulheres

Programa Brasil Pra Elas é apresentado por Daniella Marques, secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, em reunião na Fiesp

Agência Indusnet Fiesp

O empreendedorismo feminino, acesso ao crédito e oportunidades de trabalho para as mulheres foram tema de discussão em reunião, nesta quarta-feira (8/6), do Conselho Superior Feminino (Confem) da Fiesp, liderado por Marta Lívia Suplicy.

Na ocasião, a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia Daniella Marques, apresentou às conselheiras o programa Brasil Pra Elas, do governo federal, que trata da inserção econômica e produtividade feminina.

Considerando-se que os espaços político e financeiro ainda são essencialmente masculinos, transpor limites invisíveis e impulsionar esta pauta são o desafio.  Na estratégia, estão rodadas de conversa com entidades empresariais, como a Fiesp, e caravanas em todas as regiões do Brasil.

Segundo Daniella Marques, programas como esse têm o poder de transformar a vida das mulheres em estado de vulnerabilidade, de violência doméstica, ciclo difícil de ser rompido devido à dependência financeira. Por isso, o objetivo é trabalhar em conjunto com entidades que auxiliem nesse processo. “O caminho que a gente precisa construir é de inovação e tecnologia, de vocação, com oportunidade para as meninas”, completou a secretária.

Para gerir o Brasil Pra Elas, foi criado um comitê nacional de empreendedorismo feminino. No universo de microempreendedores individuais (MEIs), a maioria tem mulheres à frente, mas que precisam de acesso ao crédito e à educação financeira para conseguir avançar.

Na opinião da secretária, a gestão de renda e o acesso ao crédito são empecilhos a serem superados, pois a mulher se arrisca menos e precisa sentir segurança na tomada de riscos. O microcrédito é uma possibilidade nesse sentido. Assim, o trabalho com os bancos públicos é um dos pilares ao lado da educação empreendedora visando o desenvolvimento de competências.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1656795170

Foto: Everton Amaro/Fiesp