imagem google

Em Paraguaçu, Sesi-SP presta homenagem ao tenista Orlando Theodoro da Silva

Atleta foi escolhido como patrono da quadra esportiva da Escola Sesi Carlos Arruda Garms na cidade do oeste paulista

Isabela Barros e Fernando Sacco, Agência Indusnet Fiesp, de Paraguaçu Paulista

O tenista Orlando Theodoro da Silva, conhecido como Orlandinho, foi homenageado na tarde desta sexta-feira (13/09) como patrono da quadra esportiva da Escola Sesi Carlos Arruda Garms, de Paraguaçu Paulista, no interior do estado. A honraria foi concedida ao atleta numa cerimônia com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Paulo Skaf.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619009307

Paulo Skaf e Orlandinho. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


“Não se trata apenas de uma homenagem. Indica à atual e futura geração uma importante fonte de geração para todas as pessoas que aqui passarão”, comentou o superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni.

Skaf disse ficar feliz com o fato de a indústria oferecer uma obra como a da quadra de esportes e lazer.  “Por isso apoiamos o esporte , não só com a construção de quadras, mas com a promoção de modalidades de esporte de rendimento”, afirmou o presidente da Fiesp e do Sesi-SP.

“Não esperava uma homenagem dessas”, disse Orlandinho. “Não fui uma página em branco na história da cidade, foi um gesto de amigos”, agradeceu. Ao seu lado, D. Maria de Lourdes Cunha Silva, com quem está casado há 64 anos, não escondia a emoção. “Ele merece esse reconhecimento”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619009307

Paulo Skaf e Walter Vicioni com Orlandinho e a placa com a homenagem ao ex-tenista. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Ex-jogador de tênis pelo Paraguaçu Tênis Clube, Orlandinho foi campeão por dezessete vezes consecutivas dos Jogos Regionais . Nascido em 14 de abril de 1927, dois anos após a emancipação político-administrativa de Paraguaçu Paulista, ele tem hoje 86 anos.

Ao todo, foram 45 anos dedicados ao tênis. Nesse sentido, o último campeonato disputado foram os Jogos Regionais do oeste do estado, aos 55 anos. “Por uma gentileza dos organizadores, fui eleito o jogador revelação”, contou.

Em sua vida profissional destacou-se como esportista primeiro jogando futebol no antigo Clube Primeiro de Maio. Depois, nos anos 1940, jogou basquete modalidade que defendeu em competições amistosas e oficiais.

Atualmente, atua em conselhos ou diretorias de entidades e clubes locais. Foi por mais de trinta anos membro do Conselho Deliberativo do Paraguaçu Tênis Clube, participando muitas vezes de sua Diretoria Administrativa.

Com D. Maria de Lourdes Cunha Silva, Orladinho teve três filhos: Flávia, Flávio e Nanci. Ele ainda é avô de Vivien, Rodrigo Augusto e Heloisa.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619009307

A quadra na unidade de Paraguaçu. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


Novo curso técnico

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP anunciou ainda que o Sesi-SP vai abrir na unidade do Sesi-SP um curso técnico de 1.200 horas na área de lazer.

Disponível em centros educacionais do Sesi-SP em Brotas e Ferraz de Vasconcelos, o curso tem como principal característica a organização e execução de atividades de lazer, recreação e animação sociocultural para as diversas faixas etárias, segmentos e programas sociais.