imagem google

Em homenagem na Fiesp, Skaf destaca coragem e disposição de Temer

Presidente da República ganha grau máximo da Ordem do Mérito Industrial de São Paulo

Agência Indusnet Fiesp

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (6 de dezembro), o presidente Michel Temer recebeu a Ordem do Mérito Industrial São Paulo, no grau Grã-Cruz, o mais elevado. A comenda foi entregue a Temer por Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp. “Nesta casa de produção quero transmitir uma mensagem de otimismo”, afirmou Temer em seu pronunciamento.

Skaf, em nome do setor produtivo, disse “muito obrigado” a Michel Temer, por sua disposição, coragem e capacidade de enfrentamento. “Durante seu mandato curtinho, muitas coisas de que se falou durante décadas ele fez pelo país”, destacou. Entre os avanços citou a lei do petróleo, a PEC do limite de gastos públicos, a modernização das leis trabalhistas – trazendo mais segurança jurídica – e a regulamentação da terceirização. Reforma do Ensino Médio e liberação do FGTS e do PIS, além do fim do imposto sindical obrigatório, também fazem parte das conquistas do governo Temer, afirmou Skaf. “Foi ele que teve a coragem de fazer essas mudanças”, disse.

O presidente da Fiesp e do Ciesp também lembrou que houve recuperação da confiança por parte dos empresários, e para 2019 já se estima crescimento do PIB de 3%. Skaf mencionou ainda criação de novas vagas de trabalho e redução da inflação durante o mandato de Temer.

Para simbolizar o agradecimento a Fiesp concedeu a Ordem do Mérito Industrial São Paulo a Michel Temer, em grau Grã-Cruz, o mais elevado.

Temer sintetizou sua sensação em relação à solenidade com a palavra amizade, dizendo-se amigo de longa data de Newton de Lucca – homenageado no mesmo dia com o lançamento de um livro – e de Skaf, a quem agradeceu por sua dedicação à atividade pública e aos interesses do Brasil. O mesmo em relação ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, também presente ao evento. Classificou de estupendo o relato feito por Skaf sobre seu governo. “Conseguimos nesta gestão”, disse Temer, “produzir resultados benéficos ao país. Trouxemos o Brasil para o século 21.”

Temer citou a recuperação das empresas estatais entre os pontos em que houve avanço, destacando a Petrobras. A transposição do rio São Francisco, cuja obra estava parada, depois da injeção de R$ 2 bilhões já teve um eixo inaugurado e terá outro terminado ainda este ano. “Fizemos muito pelo Nordeste. E no tópico social mantivemos programas como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.”

A Fiesp entregou placa em homenagem ao desembargador Newton de Lucca, por serviços prestados à sociedade, assinada por Paulo Skaf. De Lucca destacou o maior peso em relação a outras línguas do termo em português para indicar agradecimento, com o sentido de um compromisso: muito obrigado.

De Lucca entregou a Temer, Skaf e Torquato Jardim os primeiros exemplares autografados do livro.

Skaf com Temer na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial São Paulo. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Skaf com Temer na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial São Paulo. Foto: Everton Amaro/Fiesp

A comenda

A Ordem do Mérito Industrial São Paulo, criada pela Fiesp em 2007, é destinada a condecorar personalidade e instituições nacionais e estrangeiras, que se tenham tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria.

A comenda de alta distinção, no grau Grã-Cruz, foi concedida, antes de a Temer, a 53 autoridades, a maioria chefes de Estado ou de Governo, como reis, presidentes e primeiros-ministros.

Temer também participou, na Fiesp, do lançamento do livro Direito Empresarial, Direito do Espaço Virtual e outros Desafios do Direito, coletânea de textos em homenagem a Newton De Lucca. O prefácio da obra é de Temer, colega de docência e amigo pessoal de De Lucca.

A história do homenageado e sua contribuição ao Direito brasileiro vêm refletidas na diversidade de temas abordados pelos mais de 100 autores, divididos em dez grandes áreas do Direito, a saber: Direito Constitucional, Filosofia do Direito, Direito Ambiental, Direito Comercial, Direito do Espaço Virtual, Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Trabalho e Previdenciário.

Ouça o boletim de áudio dessa notícia: