imagem google

Em clima de festa, WorldSkills 2013 é oficialmente aberto na Alemanha

Jovens da delegação brasileira participaram do desfile de abertura do evento carregando bandeiras do país

Agência Indusnet Fiesp

Foi em clima de muita festa e com 9 mil participantes que foi oficialmente aberto, na noite desta terça-feira (02/07), o WorldSkills 2013, maior torneio de ensino profissionalizante do mundo, no Centro de  Convenções de Leipizig, na Alemanha. O evento, que segue até o dia 7, tem entre os 36 jovens da delegação brasileira um total de 16 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

Todos os competidores brasileiros desfilaram na abertura da disputa carregando bandeiras do país. Uma festa em verde e amarelo feita por uma das delegações mais animadas entre as 58 nações que participam do torneio.

A delegação brasileira desfila na abertura do WorldSkills 2013: muita animação. Foto: Divulgação

A delegação brasileira desfila na abertura do WorldSkills 2013: muita animação e talento. Foto: Divulgação


Promovido pela WorldSkills International (WSI), organização não governamental que visa estimular o intercâmbio de educação profissional entre seus países membros, a competição é realizada bienalmente e dividida em quatro dias de provas, nos quais mais de 950 jovens lutam por um lugar no pódio em mais de 45 modalidades.

O evento de abertura do WorldSkills 2013: 9 mil participantes. Foto: José Carlos Dalfré/Senai-SP

O evento de abertura do WorldSkills 2013: 9 mil participantes. Foto: José Carlos Dalfré/Senai-SP

Este ano, a delegação brasileira terá 16 estudantes do Senai-SP entre os participantes. São jovens talentos que representarão o país em 14 categorias. E que se esforçaram muito, com treinos diários de até 12 horas, para participar do campeonato.

De modo geral, não há restrições para participar do mundial, à exceção do limite de idade. Isso porque os alunos classificados para participar do WorldSkills não devem completar 23 anos no ano da competição. O evento, aberto à visitação pública, é bianual. Onde será a próxima edição do evento? Na capital paulista, em 2015.

Até lá, fica a torcida pela delegação brasileira, que embarcou para a Alemanha com sete toneladas de equipamentos. E muita vontade de vencer.