imagem google

Em artigo, Benjamin Steinbruch alerta para o fim da proteção contra a invasão dos importados

Primeiro vice-presidente da Fiesp registra que riscos para o crescimento econômico e para o emprego devem ser avaliados

Agência Indusnet Fiesp

O fim da proteção a alguns setores da indústria nacional contra a invasão das importações e suas consequências, inclusive nas metas de crescimento e emprego, são alvo da análise do primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benjamin Steinbruch, em artigo publicado nesta terça-feira (13/08), no jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o registrado por  Steinbruch no texto “Meta de Emprego”,  “cerca de cem produtos básicos fabricados por empresas químicas, petroquímicas, siderúrgicas e de máquinas e equipamentos terão suas alíquotas de importação reduzidas a partir de outubro”. A maioria desses itens estava sendo taxada com alíquotas de 25%, “o que não representa nenhuma aberração tarifária. Com o fim da proteção, as alíquotas cairão pela metade ou até mais, dependendo do produto”.

O primeiro vice-presidente da Fiesp lembra ainda que o fim desse apoio à indústria brasileira veio exatamente na data da constatação do “maior deficit mensal da história do comércio exterior brasileiro, de US$ 1,9 bilhão em julho”.

Nesse cenário, observa Steinbruch, há a preocupação a respeito de que o país “começa a se render ao discurso conservador que pouco se importa com a redução da atividade econômica”.

Dessa forma, foi feito o alerta de que “o país não pode recuar na política de estímulo ao crescimento econômico, sem descuidar da inflação. O objetivo deve ser criar empregos no Brasil, e não na China, na Europa ou nos Estados Unidos. Até o hiperconservador Banco da Inglaterra mudou sua orientação e, a exemplo do Fed americano, passou a atrelar sua política monetária não mais apenas à meta de inflação mas também a uma meta de emprego”.

Para ler o artigo na íntegra, só conferir abaixo ou clicar aqui (acesso restrito para cadastrados ou assinantes).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1656805987