imagem google

Educação de qualidade é essencial para desenvolvimento sustentável, diz Skaf na abertura do Congresso da Educação

No evento, que teve a presença do presidente da Fiesp nesta quinta-feira (19/09), o superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni Gonçalves, recebeu a medalha de mérito educativo

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Paulo Skaf, participou, nesta quinta-feira (19/09), da cerimônia de abertura do XVII Congresso e Feira de Educação, realizado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Em seu pronunciamento, Skaf destacou que a educação é fundamental para que o país seja mais justo e democrático. “O maior patrimônio de uma pessoa é o seu conhecimento. Quem tem conhecimento é rico em qualquer lugar, porque é algo que ninguém pode roubar”, disse. “Quem pensa que se tem desenvolvimento sustentável em um país sem educação de qualidade, não entende nada.”

Imagem relacionada a matéria - Id: 1614398109

Skaf: "maior patrimônio de uma pessoa é o seu conhecimento". Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


O evento é promovido pelo Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) e tem como tema, na edição deste ano, “Aprender e Ensinar com felicidade: o saber em busca do bem estar”.

O presidente do Sieeesp, Benjamin Ribeiro da Silva, mencionou a responsabilidade dos educadores na construção de um novo Brasil. “Uma das demandas que surgiram no período de manifestações no país foi a melhoria da qualidade da educação. E nós, educadores, temos um papel fundamental nesse processo, contribuindo com o aprimoramento do ensino.”

Também participou da cerimônia o secretário municipal de educação, César Callegari, que elogiou a atuação do Sesi-SP e do Senai-SP na área. “Fico impressionado em ver como a Fiesp, que tem como responsabilidade principal defender o desenvolvimento econômico, colocou a educação como sua pauta principal e transformou o Sesi-SP e o Senai-SP em prioridades.”

Mérito educativo

Imagem relacionada a matéria - Id: 1614398109

Vicioni, ao lado de Paulo Skaf, com a medalha de mérito educativo. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


Na mesma cerimônia, o Sieeesp entregou a medalha de mérito educativo a pessoas que se destacaram na área. Entre os agraciados com o prêmio, o superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni Gonçalves, que trabalha no Senai-SP desde 1970.

“Desde cedo, desenvolvi uma grande paixão pela educação e pelos educadores. Eles me ensinaram a compartilhar e respeitar as pessoas”, disse Vicioni. “Comecei a trabalhar com educação com 15 anos, como alfabetizador em escolas rurais e de emergência. E hoje, me sinto realizado por estar no Sesi-SP, que na gestão de Paulo Skaf tem o lema ‘crescem as pessoas, cresce o país”, afirmou. “Renasci com a esperança de fazer um Brasil bom para todos os brasileiros.”