imagem google

Dia Mundial do Pão é comemorado em frente ao edifício-sede da Fiesp e do Ciesp

Entidades representativas do setor de panificação realizaram distribuição de kit, com pão francês e folhetos com curiosidades e receitas

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp

Para comemorar o Dia Mundial do Pão,  um dos alimentos mais antigos e consumidos em todo o mundo, a Sampapão – rede de entidades representativas dos industriais do setor de panificação e confeitaria de São Paulo – realizou, na manhã desta quinta-feira (16/10), uma ação social em plena avenida Paulista.  A iniciativa contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1656807019

Dia Mundial do Pão é comemorado em frente ao edifício-sede da Fiesp. Foto: Helcio Nagamine/FIESP


Logo pela manhã, foram distribuídos, as pessoas que passavam em frente ao edifício-sede da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), uma sacolinha com  pão francês, um refrigerante (ou suco) e dois folhetos informativos. O kit também foi entregue a passageiros de ônibus que transitavam pela avenida.

Um dos folhetos traz as curiosidades sobre os tipos de pães mais conhecidos e sobre uso de farinhas de trigo e milho nos pães por recomendação da Organização Mundial de Saúde.

O outro folheto reúne receitas selecionadas que têm como ingrediente principal a farinha de trigo. As receitas também podem ser acessadas no site www.trigoesaude.com.br.

O dia 16 de outubro foi instituída como “Dia Mundial do Pão” pela Union Internacional de La Boulangerie (UIB), a entidade mundial do setor de panificação.

Sobre a Sampapão

A Sampapão é composta por três entidades: o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan), a Associação da Indústria de Panificação (Aipan) e o Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC).

Curiosidades sobre pães


Imagem relacionada a matéria - Id: 1656807019

  • Ciabatta é um pão italiano e seu nome significa “chinelo”
  • Baguete, em francês, significa “bastão”. Esse tipo de pão teve origem na Áustria.
  • Brioche é um típico pão francês que era muito servido aos nobres antes da Revolução Francesa. A cor amarela é devido a presença de gema de ovo na receita.
  • Panetone é uma receita italiana presente em diversas datas festivas, especialmente no Natal. A versão tradicional inclui frutas cristalizadas na massa, contudo, há versões com chocolates, cremes e até salgados.
  • O Pão Sírio, também conhecido como Pita, é o produto mais próximo do pão retratado na Bíblia. Preparado à base de farinha de trigo e água, é muito consumido nos países de língua árabe e em outros países do Mediterrâneo, Oriente Médio e Bálcãs.
  • A partir do ano 2000, as farinhas de trigo e milho, por serem muito consumidas no Brasil, foram recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para serem enriquecidas com ácido fólico e ferro, com o objetivo de melhorar o valor nutricional do alimento e prevenir a anemia.

 

Fonte: EntreLegumes&Verduras / WikipÉdia