imagem google

Destaque para construções sustentáveis e logística reversa no Humanidade 2012

No Forte de Copacabana, Fiesp e Firjan debatem com especialistas internacionais gestão de resíduos sólidos e o futuro das cidades

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

Há uma necessidade de se pensar hoje a construção de cidades sustentáveis, além da simples gestão dos resíduos sólidos. Este será o foco do último dia do Humanidade 2012, nesta sexta-feira (22/06), com especialistas mundiais e entidades representativas de segmentos industriais.

Ao longo do evento, serão apresentados exemplos de logística reversa de óleos lubrificantes (Sindirrefino), pneus (Anip/Reciclanip) e processamento de embalagens vazias de agrotóxicos (Inpev).

David Newman, do The International Solid Waste Association/Iswa abordará ações rumo a um sistema de lixo zero, com foco em iniciativas locais e efeitos globais. E também o case Zero resíduos – políticas e programas, da cidade de Boras (Suécia).

Ainda participam do debate: Chikako Takase (International Partnership for Expanding Waste Management Services of Local Authorities/IPLA) e Sergio Gonçalves (superintendente de Meio Ambiente da Autoridade Pública Olímpica).

Serão lançados o estudo Redução das emissões de CO²: Benefícios potenciais do setor de resíduos (Governo da Holanda) e duas outras publicações com roteiro prático para elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos (Guia Iswa/Abrelpe) e Perguntas Frequentes sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Fiesp).

Com a participação da Argentina Solid Waste Association (ARS/Isalud) e da United Nations Centre for Regional Development (UNCRD), o painel “Mudanças do clima e gestão de resíduos: responsabilidades dos governos locais” apresentará as melhores tecnologias disponíveis para tratamento e destinação de resíduos, com lições vindas da União Europeia, da região de Mena (Tunísia) e Bogotá (Colômbia).

O Humanidade 2012 é uma realização da Fiesp, do Sistema Firjan, da Fundação Roberto Marinho, do Sesi-SP, Senai-SP, Sesi-RJ e Senai-RJ, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. O evento acontece no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 22 de junho. O espaço de exposições é aberto ao público e a agenda completa de eventos pode ser consultada no site www.humanidade2012.net. Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo site.

Leia mais