imagem google

Curador do Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema destaca diversidade da produção nacional

Prêmio será entregue na noite desta terça-feira (01/04) no Teatro do Sesi-SP

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp

Nome importante para o cinema brasileiro, André Sturm é o curador do Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema que, em 2014, chega à sua 10ª edição. Atualmente, Sturm é diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), além de ser presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), administrador do Cine Belas Artes – que deve ser reaberto em maio – e cineasta.

Ele destacou a amplitude que o prêmio alcançou nessas dez edições. “A Fiesp e o Sesi-SP são instituições de âmbito estadual, por isso, além do Prêmio, temos a exposição da mostra nas unidades de todo estado. É muito importante ter esse apoio e esse espaço”, disse.

“Mas, no ano passado, premiamos vários artistas de outros estados. Também é muito importante a Fiesp/Sesi-SP ter esse papel de abertura, de não restringir o prêmio apenas a São Paulo, mas se preocupar com o cinema como um todo.”

Sturm: cinema brasileiro em seu melhor momento. Foto: Julia Moraes/Fiesp

Sturm: cinema brasileiro em seu melhor momento. Foto: Julia Moraes/Fiesp

Sobre os filmes que concorrem, Sturm avalia que eles refletem o momento positivo da produção cinematográfica no país. “O cinema brasileiro vive seus melhores momentos. Ano passado, 22% ingressos foram de filmes brasileiros, o que é uma marca muito importante”, disse. “A mostra que exibiu os filmes que concorrem ao prêmio retrata isso. Tem comédias populares, jovens cineastas, produções mais ousadas e artísticas. É um painel da diversidade.”

Para o cineasta, iniciativas como a produção da Mostra e do Prêmio de Cinema valorizam as produções nacionais.  “O Prêmio Fiesp/Sesi-SP representa uma marca de reconhecimento de qualidade cinema brasileiro pela principal entidade da indústria do país.”

Sobre o prêmio

O Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema tem como objetivo incentivar a produção cinematográfica nacional, divulgar o cinema brasileiro, facilitar o acesso público às produções de filmes nacionais e formar novas plateias. O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp).

No ano passado, os grandes vencedores foram os filmes “Xingu”, que recebeu prêmios nas categorias longa-metragem de ficção, direção (Cao Hamburger) e trilha sonora, e “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, também com tripla premiação: atriz (Camila Pitanga), ator coadjuvante (Zé Carlos Machado) e fotografia (Lula Araújo).

A entrega do Prêmio será na noite desta terça-feira (01/04). Antes disso, foi realizada no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso a Mostra de Cinema, que exibiu todos os filmes concorrentes. A mostra será exibida também em outras unidades do Sesi-SP no estado de São Paulo.

Para mais informações sobre a edição 2014 do Prêmio, só clicar aqui.