imagem google

Conheça os projetos de dez dos 14 finalistas do Acelera Startup

Selecionados apresentaram duas ideias para banca de investidores

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

A quinta edição do Acelera Startup, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nos dias 12 e 13 de novembro, teve um total de 200 projetos selecionados entre 2.000 inscritos.

No funil,  14 tiveram a chance apresentar sua ideia em um tempo de apenas cinco minutos, no formato elevator pitch, para uma banca de investidores.

Quatro deles foram eleitos como os vencedores – três na categoria geral e um na especial.

Os demais, no entanto, mostraram seu valor.

Veja aqui um resumo desses 10 projetos:

Arthur Vinicius – Projeto – Estande para Pessoas com deficiência

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

Artur Vinicius. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

A ideia nasceu diante da observação de problemas de mobilidade de pessoas com deficiência. “Cadeirantes por exemplo, têm mobilidade e alcance reduzida em locais como bibliotecas e mercados”, esclarece Vinicius.

Com a chance de acidente, a equipe teve uma ideia para facilitar o acesso a produtos expostos em prateleiras. Dentro da prateleira, imitando um mecanismo parecido com o de rodas gigantes, as plataformas podem se locomover.

Dessa forma, a partir do toque em um botão, um cadeirante tem acesso a objetos distantes, mas que se deslocam até o seu alcance.

***

Marcio Hamano – Projeto – q.reservas

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

Marcio Hamano. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O projeto do empreendedor Marcio Hamano atua diretamente no setor de hospedagem. “Hospedagens perdem renda porque não existe venda online. Assim eles enfrentam problemas de overbooking.”

A solução encontrada por Hamano é o q.reserva, um sistema de ferramenta online no qual o cliente faz tudo online. O projeto propicia a gestão automática das reservas, evitando problemas de overbooking. O foco do projeto são pequenas redes hoteleiras.

“Com esse serviço, o dono de hospedagem faz todo a gestão do empreendimento, integrando-se com parceiros. Percentual das reservas realizadas online, percentual com a mensalidade ou apenas a mensalidade”, afirma Hamano.

***

William Walter da Silva – Projeto: Next5

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

William Walter da Silva. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O Next5 aproxima motoristas das montadoras e concessionárias. A ideia é mostrar aos motoristas, em tempo real, os problemas do carro. “Conecta montadoras e concessionárias ao carro. Avisa os problemas que o carro está tendo em tempo real. Através de uma assinatura anual, o serviço é instalado no carro”, descreve Silva.

O mecanismo conecta-se aos sensores do carro e faz a leitura da parte mecânica e elétrica do automóvel.

“A montadora, com o serviço, têm acesso a todos os problemas que acontecem com seus veículos, fidelizando a clientela.”
***

Lin Wei – Projeto: Conserta.me.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

Lin Wei. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O aplicativo para celulares busca encurtar o caminho entre o motorista e as oficinas mecânicas próximas e economizar tempo na hora de escolher um local para o reparo do veículo.

“Muita gente não tem tempo, não sabe de mecânica nem conhece a qualidade do mecânico”, explica Wei.

Através da plataforma, o usuário do aplicativo informa dados como ano, modelo e marca do veículo, conta a empreendedora. Em seguida, o usuário informa o dano ocorrido no carro recorrendo a fotos e uma descrição. Por fim, aparece na tela uma lista com a qualificação de cada oficina e os orçamentos.

***

Alexandre Steimle – Geovoxel – Projeto: Sistema GVX

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

Alexandre Steimle. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Ferramenta web que integra informações geométricas de movimentação de solo acessível através de qualquer desportivo móvel.

“As informações são colocadas em nuvem e integra instrumentos de qualquer fabricante, permitindo uma rápida tomada de decisão por parte do usuário”, assinala Steimle.

O público–alvo do projeto é a construção civil, principalmente em iniciativas de construção de tuneis e aterros sanitários.

***

Camilo Lopes – Projeto: UseCash

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

Camilo Lopes. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

A ideia, segundo Lopes, resolve o problema da falta de troco, tão comum quando se realiza uma compra em uma padaria, por exemplo.

“O estabelecimento afirma que não ter troco para te devolver após uma compra. Você com o UseCash, informa seu CPF, e o comércio fará esse pagamento virtual”, informa Lopes.

“Acabamos com o problema do ‘posso te pagar em bala’?”, diz o criador.

Ele afirma que o problema de falta de moeda para devolver ao cliente afeta mais de 60% dos comerciantes e milhares de consumidores.

***

José Aldo dos Santos Filho – Projeto: Ecoleed

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

José Aldo dos Santos Filho. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O Ecoleed é um projeto focado na gestão de resíduos da construção civil, e está em teste piloto na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. “O objetivo é reciclar resíduos através de coletas e eliminar elementos, pegando os resíduos originados da construção civil para britagem”, destaca Santos Filho.

“Após isso, os resíduos são peneirados para posterior reintroduzir na cadeia do que antes era entulho”, observa.

Segundo ele, o público-alvo do processo inovador é desde o realizador de pequenas reformas até grande sobras de infraestrutura.

***

Valmir Oliveira Filho  – Exaustor Autonomo Vsof

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

Valmir Oliveira Filho. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O projeto, um exaustor autônomo de alta mobilidade com baixo consumo de energia, atua diretamente na área de salões de belezas e cabelereiros, nicho de mais de 650 mil estabelecimentos no Brasil.

“O exaustor combate a ingestão de produtos químicos nocivos. Muitas pessoas que trabalham em salões de belezas acabam desenvolvendo problemas respiratórios devido a longa exposição a produtos nocivos”, conta Oliveira Filho.

***

Leonardo Augusto Palombo – SmarWindow – A Janela Inteligente

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

Leonardo Palombo. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Capta energia, armazena dentro de uma bateria e pode recarregar seu celular, gratuitamente, de maneira sustentável. Essa é a ideia de Palombo.

“Vendemos um kit acoplável ou embutido para consumidores e fabricantes de janelas”, relata ele.

Na visão de Palombo, o projeto pode alcançar não somente as novas construções de casas e empreendimentos, mas também antigas e já entregues.

***

Rafael Ferreira, diretor da Itatijuca Biotech

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606294348

Rafael Oliveira. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Diretor da Itatijuca Biotech, Ferreira espera mudar o paradigma de extração mineral no país através de um processo inédito.

O processo inovador, chamado de biolixiviação, utiliza microrganismos que dissolvem metais como ouro, cobre e níquel.

Ferreira explica que o processo é barato e “amplamente sustentável”.

Mineradoras de não-ferrosos são alguns dos clientes que Oliveira busca alcançar com o processo.