imagem google

Conheça o Guia de Atividade Física para a Populaçao Brasileira apresentado na Fiesp

Dalila Tusset, coordenadora geral de promoção da atividade física e ações intersetoriais do Ministério da Saúde integrou reunião do Comitê da Cadeia Produtiva do Esporte (Code)

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

Com o objetivo de apresentar ações do Ministério da Saúde para atividade física, na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, a coordenadora geral de promoção da atividade física e ações intersetoriais, do Departamento de Promoção da Saúde, do Ministério da Saúde, Dalila Tusset, participou da reunião on-line do Comitê da Cadeia Produtiva do Esporte da Fiesp (Code), realizada nesta quarta-feira (28/7) e mediada pelo diretor titular do Code, Mario Eugênio Frugiuele.

Dalila explicou a importância de disseminar e fortalecer o conhecimento sobre atividade física para desmistificar a crença de que a ação se trata apenas da prática de treinos em academias ou atividades para atletas esportivos. O Guia é um marco histórico que traz as primeiras recomendações nacionais que contribuem para o aumento da prática da atividade física em nível populacional.

O material, destinado à população, é dividido em 8 capítulos e traduzido em linguagem popular explicando como qualquer movimento humano que cause gasto calórico é considerado uma atividade física e traz benefícios. O Guia de Atividade Física para a População Brasileira mostra desde o exercício que deve ser feito por um bebê, como ficar de bruços, e crianças e adolescentes com a prática de brincadeiras e educação física escolar. E como os adultos podem aproveitar os deslocamentos entre lugares e tarefas domésticas, além do idoso com atividades voltadas ao fortalecimento e equilíbrio.

“Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na vida humana, mais benefícios para a saúde essa pessoa vai colher. A atividade física traz também o fator de proteção para doenças crônicas não transmissíveis, causando impacto grande no sistema de saúde, controlando agravos, promovendo saúde e qualidade de vida. O Guia é uma forte ferramenta para oportunizar pessoas a se manterem mais ativas e hoje, com essa pandemia, é forte aliado no viés terapêutico”, explicou Dalila Tusset.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1631838435

Mario Eugênio Frugiuele, diretor titular do Code, trouxe para o debate dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o sedentarismo. O Brasil é um dos países mais sedentários do mundo. A média brasileira é de 45%, quase o dobro da porcentagem média de outros países (25%) quando o tema é sedentarismo.

“Esse é um assunto importantíssimo para a nossa discussão, principalmente neste momento que estamos vivendo. Só o fato de tirar as pessoas da faixa do sedentarismo, levando em consideração o número mundial, já há um reflexo grande na nossa saúde. O Guia é uma ferramenta muito boa para essas ações e nós, do Comitê, vamos trabalhar para que isso seja levado adiante em nossos trabalhos”, comentou Frugiuele.

Acesse o Guia digital e materiais suplementares

Áudios do Guia

Vídeos de divulgação no Youtube

Guia de Atividade Física em formato de podcast

Podcast sobre diferença entre exercício e atividade física

Portal Saúde Brasil