imagem google

Concessão de crédito precisa respeitar critérios de sustentabilidade

Essa é a avaliação do chefe de gabinete da Diretoria de Regulação do Banco Central do Brasil, Ricardo Harris, que participou com  o vice-presidente de atacado da Caixa Econômica Federal, Celso Leonardo, de evento na Fiesp

Alex de Souza, Agência Indusnet Fiesp

A aproximação do mercado financeiro com o agronegócio está cada vez mais forte. Um exemplo disso é o lançamento do Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), que ajudará no desenvolvimento do setor. Contudo, para fomentar a produção também se faz necessário disponibilizar mais linhas de crédito, fundamental para que o agronegócio continue crescendo e contribuindo para a economia do país.

As boas práticas ambientais, sociais e de governança, traduzidos no conceito de ESG, bem como sua adoção como critério para a concessão de financiamento para o agronegócio, foram o tema da reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp, realizada na sexta-feira (6/8) e conduzida por seu presidente, Jacyr Costa, que vê como positiva a aproximação da Caixa Econômica Federal (CEF) com o setor produtivo e as determinações do Banco Central do Brasil sobre o tema. “Tema especialmente relevante neste momento”, afirmou Costa.

“Comparado a outros mercados, o Brasil tem matriz energética limpa, e temos que aproveitar essa oportunidade”, afirmou o chefe de gabinete da Diretoria de Regulação do Banco Central do Brasil, Ricardo Harris, um dos convidados para a reunião do Cosag. Ele ainda destacou a importância das finanças sustentáveis e concessão de financiamento de forma segura, eficiente e de acordo com os critérios de sustentabilidade.

Uma das primeiras vozes a alertar para relevância da discussão sobre como os riscos climáticos afetam a estabilidade financeira, segundo Harris, foi o ex-presidente do Banco Central da Inglaterra, o economista Mark Carney. Desde 2017, quando foi criado o Network for Greening the Financial System (NGFS), uma rede de bancos centrais que reúne mais de 90 membros, o grupo vem trabalhando para ampliar o financiamento de acordo com os parâmetros de sustentabilidade. “Esse seleto grupo representa mais de 80% das emissões”, disse Harris.

O executivo do BC explicou que a entidade trabalha para assegurar a estabilidade de preços e do mercado financeiro, e que tais objetivos são diretamente afetados pelas mudanças climáticas. “É inegável sua influência sobre os preços de alimentos e energia, por exemplo. Agora mesmo estamos discutindo os impactos de uma seca prolongada nos preços da conta de luz”, pontuou.

Outro papel do BC é o fomento ao desenvolvimento das finanças sustentáveis, com o intuito de assegurar o gerenciamento adequado dos riscos pelo sistema financeiro. Os bancos centrais exercem papel fundamental nessa agenda sustentável. “O mercado de dívida sustentável no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos sete anos, e os títulos e empréstimos verdes representam 84% do mercado brasileiro de dívida sustentável, com papel importante nos financiamentos”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632090797

Jacyr Costa, presidente do Cosag, vê como positiva a aproximação da CEF com o setor produtivo e as determinações do BC sobre o tema. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Harris reconhece que nem tudo são flores em relação aos títulos verdes. “Há vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Se essas emissões são mais caras do que de um título normal, sujeitos à revisão externa e falta de padronização na rotulagem, além da menor liquidez, por outro lado as vantagens incluem taxas mais baratas, oportunidade de diversificação e alta demanda por investidores”, ressaltou.

Por sua vez, o vice-presidente de atacado da Caixa Econômica Federal, Celso Leonardo, destacou a aproximação da instituição com o agronegócio e a abertura de 100 novas agências que se especializarão no segmento. “Pela primeira vez em 160 anos, a Caixa  se volta a esse setor tão importante”, disse Leonardo, que vê com entusiasmo essa conexão entre o mercado financeiro e o agronegócio.