imagem google

Compesca discute Semana do Peixe deste ano e mira o longo prazo na capacitação

Evento tem sua 14ª edição prevista para o início de setembro

Graciliano Toni, Agência Indusnet Fiesp

Os preparativos para a 14ª Edição da Semana do Peixe, antecipados este ano, foram tema da reunião desta sexta-feira (17 de março) do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura da Fiesp (Compesca). Foi definida a criação de cinco comitês, cuja composição ainda será definida: Comunicação, Eventos, Mobilização, Captação de recursos e Capacitação. Para esse último tema, a ideia é instituir um grupo permanente, sugestão feita por representantes do varejo, da indústria e de restaurantes presentes ao evento e aceita por Roberto Imai, diretor titular do Compesca, diante de sua importância para o fomento do setor.

Pedro Henrique Pereira, diretor titular adjunto do Compesca relatou os preparativos para a Semana do Peixe, que mais uma vez deve ser realizada de 1º a 15 de setembro. Seu objetivo é fomentar o consumo de pescado no Brasil. Espera-se para este ano participação mais ampla do setor de restaurantes. O evento já se firmou no calendário e fica entre os 3 mais importantes períodos de venda de pescado no Brasil.

As ações da semana incluem informação sobre os aspectos positivos para a saúde do consumo de peixe e sobre o preparo do produto, além da origem do pescado, para dar segurança ao comprador.

Imai destacou a divulgação espontânea pelos meios de comunicação da Semana do Peixe, tornando-a útil para outras ações, com o envolvimento de outros elos da cadeia do peixe.

Ao longo dos anos o pescado nacional ganhou mais importância na Semana do Peixe, que acelera a curva de consumo do produto. Mesmo assim, destacaram Imai e Pereira, é preciso que os aquicultores se preparem para o fornecimento aos varejistas.

Pesca esportiva

Antonio Carlos Araujo, diretor titular adjunto do Compesca, falou sobre o seminário Cidades com potencial turístico na pesca esportiva, pensado para mostrar aos municípios como conseguir a certificação para ter direito à verba definida em lei estadual para incentivo ao turismo relacionado à pesca esportiva. A ideia é promover o seminário no início do segundo semestre.

Imai citou entre os fatos importantes ocorridos desde a reunião anterior do Compesca a transferência da Secretaria da Aquicultura e Pesca para o Ministério da indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1624303142

Reunião do Compesca teve como tema a 14ª Semana do Peixe. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp