Começa hoje o Humanidade 2012, iniciativa da Fiesp e parceiros em paralelo à Rio+20
Cerimônia oficial de abertura está marcada para 17h30. Programação começa pela manhã.
Agência Indusnet Fiesp
Engajar a sociedade no debate sobre como aliar o crescimento econômico ao desenvolvimento social e à conservação ambiental. Este é um dos principais objetivos do Humanidade 2012, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de diversos parceiros.
O megaevento no Forte de Copacabana, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, começa nesta segunda-feira (11/06), dois dias antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
A cerimônia de abertura está confirmada para a tarde desta segunda-feira (11/06), com credenciamento às 17h30. Já a grade de seminários, encontros e debates tem início pela manhã, com dois eventos: TEDxRio+20 e Gescom Praias, Seminário Científico Internacional de Gestão Compartilhada de Praias.
Boa parte da programação do Humanidade 2012 terá transmissão on-line. O evento já está sendo divulgado na TV aberta, com um filme institucional de 30 segundos, estrelado por Max Fercondini, apresentador do Globo Ecologia.
Programação da Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP

Eduardo Gouveia (presidente da Firjan), Paulo Skaf (presidente da Fiesp) e Eduardo Paes (prefeito do Rio de Janeiro)
A Fiesp, assim como o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), tem programação proprietária no Humanidade 2012.
Entre os eventos desta primeira semana estão agendados três painéis organizados pelo Departamento de Meio Ambiente da Fiesp: “A Governança da Água” (quarta-feira, 13/06), “Diálogos sobre Mudança do Clima: cenários nacional e internacional” (também no dia 13/06) e “Produção e consumo sustentável: Governança Nacional e Global, avanços da indústria no Brasil e perspectivas pós-Rio+20” (sexta-feira, 15/06).
Também na sexta (15/06), o Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp promove o fórum “Equidade de Gênero – pressuposto para o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”. O Espaço das Humanidades recebe o evento.
Já a premiação do Heróis do Futuro, parceria do Sesi-SP e Senai-SP com seus equivalentes do Rio de Janeiro, está agendada para quinta-feira (14/06).
Exposição
Uma das atrações do Humanidade 2012 é o circuito expositivo, desenvolvido pela diretora e cenógrafa Bia Lessa. A abertura do espaço ao público será nesta terça-feira (12/06), a partir das 10h, em função das fortes chuvas que caíram sobre a cidade na semana passada.
No espaço, tecnologia, educação e cultura, em conjunto com os temas da Rio+20, apresentam o poder de transformação do ser humano como destaque. A entrada é gratuita. “Será um espaço democrático, aberto, para que todos possam visitar. Estamos mostrando a sustentabilidade com foco no ser humano. Por isso se chama Humanidade”, explica o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
O Humanidade 2012 é uma iniciativa conjunta da Fiesp, Sistema Firjan, Fundação Roberto Marinho, Sesi-Rio, Sesi-SP, Senai-Rio, Senai-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.