imagem google

Com presença de triatleta Reinaldo Colucci, Sesi-SP inaugura escola em Descalvado

Presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, diz que investimento em esporte tem como finalidade proporcionar exemplos para milhões de outros jovens

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) , Paulo Skaf, participou na tarde desta sexta-feira (17/05) da solenidade de inauguração da nova escola do Sesi-SP em Descalvado.

A cerimônia contou com a presença do triatleta e campeão pan-americano em Guadalajara-2011, Reinaldo Colucci (27 anos), nascido no município do interior, situado a aproximadamente 240 quilômetros da capital.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1656803438

Paulo Skaf em um dos laboratórios da escola do Sesi-SP em Descalvado. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp


Em um terreno com 18 mil metros quadrados, a escola tem vai atender 528 estudantes, dos quais 226 serão atendidos em tempo integral. A escola também oferecerá ensino médio para 144 alunos.

“Não são inaugurações de placa ou de pedras fundamentais; inauguramos escolas já funcionando. Mais do que uma escola, do que um prédio bonito e moderno, que é muito importante, o que vale são as pessoas, os professores, a equipe que trabalha, os pais, os alunos”, afirmou Skaf.

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP pediu ao prefeito da cidade, Anderson Aparecido Sposito, um dos convidados da cerimônia, para sugerir uma ampliação da unidade usando dois terrenos vizinhos.

“A escola é muito bonita, mas eu não vi espaço para essa escola crescer. Eu vi que tem dois pedaços de terreno em cada ponta da quadra. Então eu quero aproveitar a presença do prefeito e dos oito vereadores para acertar a doação dessas duas pontas”, pediu Skaf, que recebeu resposta positiva das autoridades.

O prefeito Sposito sinalizou estar aberto a uma provável da cessão dos terrenos. “É uma escola com estrutura e qualidade de primeiro mundo. É, sem dúvida, um ganho de muita importância para o município todo”, disse Sposito.

Esporte

Imagem relacionada a matéria - Id: 1656803438

Presidente da Fiesp e do Sesi-SP recebe presente de Colucci. Foto: Divulgação

O triatleta e campeão pan-americano em Guadalajara-2011, Reinaldo Colucci, foi um dos convidados da cerimônia em sua cidade natal, Descalvado.

O atleta aproveitou para dar a Paulo Skaf um presente: um uniforme de competição autografado pela equipe de triatlo do Sesi-SP.

“Começamos a instalar o esporte de rendimento no Sesi-SP há quatro anos. Hoje, temos 20 equipes em 16 modalidades. A nossa preocupação em investir no esporte não é só para colocar atletas nas equipes olímpicas do Brasil, mas para que esses atletas deem exemplo para milhões de outros jovens”, disse Skaf ao lado de Colucci.

“Nós vamos precisar muito menos de hospitais e penitenciárias no futuro se todos os jovens, de São Paulo e do Brasil, tiverem oportunidade de uma educação de qualidade, principalmente no ensino básico, que é o alicerce”, completou o presidente da Fiesp e do Sesi-SP.

Nova escola

Imagem relacionada a matéria - Id: 1656803438

Exibição de robótica durante inauguração. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

A escola do Sesi-SP Descalvado foi projetada com 12 salas de aula, duas áreas de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, um laboratório de informática educacional, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física, uma sala multidisciplinar, uma sala de atendimento aos pais, cozinha com despensa e refeitório e quadra poliesportiva coberta, com vestiário.

No ensino fundamental em tempo integral, os alunos permanecem nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

“O projeto da indústria de São Paulo, por meio do Sesi-SP e do Senai-SP, é atender uma criança de seis anos em uma escola de qualidade, onde estuda nove anos em um curso de tempo integral, recebe educação na sala de aula, mas também no esporte, na atividade cultural, nos laboratórios“, explicou Skaf.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1656803438

Paulo Skaf com professores em Descalvado. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

A iniciativa é mais um passo para a consolidação do novo modelo educacional da entidade iniciado em 2007, que prevê a oferta de ensino fundamental em tempo integral, ensino médio articulado com a educação profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e a construção, até o ano de 2014, de 70 novas escolas no estado, sendo 50 escolas do Sesi-SP e 20 do Senai-SP.

“Passamos, então, a ter um programa de metas ousado, como a implantação em tempo integral. Isso significa dobrar a carga horária dos professores, criar um novo currículo, adotar novos materiais didáticos, oferecer 300 mil refeições por dia, entre outras ações”, afirmou Walter Vicioni Gonçalves, superintendente do Sesi-SP.