imagem google

Ciesp e Fiesp iniciam primeiro módulo para capacitar 400 indústrias da cadeia de petróleo e gás

Curso teve início na Capital, com 48 empresas. Em fevereiro, será a vez do Vale do Paraíba e Sertãozinho

Agência Ciesp de Notícias

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) iniciaram na terça-feira (29/01), em São Paulo, o Modulo 1 do Programa NAGI PG – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás

O Programa é uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para capacitar, até 2014, um total de 400 pequenas e médias indústrias paulistas da cadeia de petróleo e gás. O objetivo ao final do programa é fazer com que as empresas implantem a cultura da inovação, desenvolvam e forneçam seus produtos e serviços para a cadeia de P&G e aumentem o conteúdo local.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1566376077

Aula do Primeiro Módulo. Foto Everton Amaro

No Módulo 1, o professor doutor da USP, Moacir de Miranda Oliveira Junior, apresentou os temas: gestão da inovação; planejamento e gestão estratégica todos com carga horária de 12 horas. No total, serão cinco módulos de apresentação.

O diretor de Energia, Petróleo e Gás do Ciesp e diretor do Comitê de Petróleo e Gás da Fiesp e Ciesp (Competro), Kalenin Pock Branco, acredita que os participantes do programa vão aproveitar a oportunidade para adequar suas empresas com foco na realidade do setor. “Esperamos que grande parte das pessoas que estão sendo capacitadas entendam a necessidade de estruturar a sua empresa e que, uma vez estruturada, ela consiga recursos financeiros necessários para impulsionar seus negócios.”

Na opinião do empresário Lourival José Barbosa, da Carbonex Conexões – participante do curso -, o NAGI PG é a oportunidade para que sua empresa aumente o volume de negócios e de compradores de componentes. A indústria nacional necessita de apoio como esse, que dê condições para o industrial desenvolver projetos voltados ao setor em que atua.”

O Programa NAGI PG tem o apoio financeiro da Finep – Financiadora de Projetos e do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que somam cerca de R$ 2 milhões.

Interior

Após São Paulo, o NAGI PG vai atender empresas cadastradas no Vale do Paraíba, dias 22 e 23 de fevereiro (Ciesp São José dos Campos). Também em fevereiro, mas com data ainda não definida, o programa inicia a capacitação de empresas inscritas em Sertãozinho.

Tripé de ações

Em 2011, o presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, deu a partida para o inicio do programa que previa formar mil empresas inovadoras, com alto investimento em pesquisa. Com foco na competitividade, a Fiesp e o Ciesp, foram buscar a expertise da Agência USP de Inovação e do próprio Senai-SP.

Juntos, montaram um tripé de ações que nos próximos anos vão capacitar empresas em diversas regiões do Estado de São Paulo. E os resultados começam a aparecer.

O Programa de Extensão Tecnológica Fiesp/Ciesp/Senai-SP já iniciou atendimento a 240 empresas em Sorocaba, Campinas e ABCD.

Em outubro do ano passado, teve início o Curso de Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica, ministrado pela Agência USP de Inovação Tecnológica, que beneficia mais de 300 profissionais de diversos setores da indústria no Estado de São Paulo, por meio de ensino a distancia e encontros mensais.

O tripé se completa com o Programa NAGI PG, que atenderá 400 empresas paulistas.