imagem google

Câmara Ambiental da Indústria Paulista apresenta balanço de suas atividades

Estudos e acompanhamento de normas fazem parte do trabalho ativo da Caip

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

A Câmara Ambiental da Indústria Paulista (Caip) apresentou no último dia 9, durante a sua 34ª sessão plenária, o balanço das atividades realizadas ao longo deste ano.

O coordenador da Caip, Marco Barbieri, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp, contabilizou seis sessões plenárias junto às 133 entidades-membro. E reforçou a necessidade de participação ativa apesar de, neste momento, “os setores industriais serem cada vez mais demandados”.

Temas como as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a PNRS devem mobilizar cada vez mais as indústrias, pois envolvem conhecimentos específicos, conforme alertou Barbieri.

A Comissão de Mudanças Climáticas se reuniu oito vezes para os trabalhos do seu subgrupo jurídico, e o GT de Áreas Contaminadas realizou três encontros.

Já o Grupo de Trabalho de Acordos Setoriais debateu as experiências de logística reversa adotadas na Suíça, Portugal, Espanha e Itália; a viabilidade jurídica dos acordos setoriais; a apresentação de modelo de acordo setorial e sua adaptação aos termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O próximo passo agora é acompanhar a regulamentação da Política.