imagem google

Caged: SP é o estado com o maior número de vagas criadas em fevereiro

Indústria de transformação foi responsável por 9.895 dos 98 mil empregos gerados em São Paulo

Agência Indusnet Fiesp

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram que o país gerou um saldo líquido de 328.507 vagas formais no mês de fevereiro. No ano, o país acumulou um saldo de praticamente 479 mil vagas criadas. Deste saldo, a indústria de transformação do país foi responsável por mais de 38 mil vagas abertas, com destaque ao setor de Couro e Calçados com criação de 7.188 vagas no mês. No acumulado de janeiro e fevereiro, a indústria de transformação do país tem criação de quase 88 mil vagas criadas, com destaque para o setor couro-calçadista com 13.908 vagas.

O estado de São Paulo foi o que mais cresceu em criação de vagas formais no mês (98 mil), com saldo acumulado de 142,5 mil vagas no ano de 2022 até o momento. Da geração de empregos formais no mês em São Paulo, a indústria de transformação foi responsável por 9.895 vagas, com destaque para os setores de Alimentos (+1.825 vagas) e Couro e Calçados (+1.557 vagas). Ressalta-se que estes setores têm uma sazonalidade marcante entre os meses de fevereiro e maio, sendo normal o movimento para o mês. No caso do setor alimentício do estado, há a geração de empregados relacionados à safra do açúcar, que só no mês de fevereiro foi responsável por 1,6 mil vagas criadas. Já no setor de couro e calçados, a geração de empregos no mês ocorreu principalmente na fabricação de calçados (+1.310 vagas). No ano, o setor industrial paulista apresenta a criação de 29,8 mil vagas com destaque para os setores de Alimentos (+4,8 mil) e Couro e Calçados (+3,0 mil).

A Fiesp projeta que a produção industrial em 2022 deverá retrair 1,22%, desta forma, o emprego formal no setor industrial do país bem como do estado de São Paulo deverá ter um ritmo menor de criação de vagas no decorrer do ano.

Para conhecer os números, faça o download do documento neste link.