imagem google

Brasil será 1º exportador de petróleo a ter matriz energética mais limpa do mundo

Afirmação é do presidente da EPE, Maurício Tolmasquim. Com início nesta segunda-feira (06/08), encontro de energia da Fiesp inclui discussão sobre estratégia na matriz energética brasileira

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1579366868

Mauricio Tolmasquim, presidente da EFE.

O esperado aumento da produção de petróleo, em decorrência do pré-sal, tem como principal destino o mercado externo. A avaliação é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

“Algo que parece paradoxal vai acontecer: o Brasil vai ser o primeiro país exportador de petróleo a ter a matriz energética mais limpa do mundo. Eu diria que o petróleo vai ser mais voltado para fora do que para dentro”, afirma Tolmasquim.

O presidente da EPE é um dos participantes do 13º Encontro Internacional de Energia da Fiesp, evento que acontece segunda (06/08) e terça (07/08), em São Paulo.

“É o momento perfeito para se debater o papel de cada uma das fontes na matriz e ver quais são as perspectivas futuras. É um momento importante dessa interação das matrizes”, diz Tolmasquim, que irá compor a mesa “Visão Estratégica da Matriz Energética Brasileira.”

Desenvolvimento industrial

O presidente da EPE destacou que o maior desafio com a produção do pré-sal é converter essa riqueza gerada no desenvolvimento do país.

No final de julho, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou que a produção de petróleo da área do pré-sal do Brasil em 2011 foi de 71 mil barris diários em média, o que equivale a 3,4% da produção total de petróleo do país.

O Anuário Estatístico Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2012, da agência reguladora, acrescentou que as reservas brasileiras provadas de petróleo registraram aumento de 5,6% e atingiram 15 bilhões de barris em 2011, o que coloca o país na 14a posição mundial.

O pré-sal, segundo Tolmasquim, abre a possibilidade de inserção diferenciada do Brasil no mundo.

“É claro que esse petróleo vai ser um motor importante do desenvolvimento industrial brasileiro”, completou.

Serviço
13º Encontro Internacional de Energia da Fiesp
Data/horário: 6 e 7 de agosto de 2012, das 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções do Hotel Unique
Endereço: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4700, Jardim Paulista, capital