imagem google

Benjamin Steinbruch: ‘Brasil precisa de decisões corajosas para voltar a crescer’

Para o presidente da Fiesp, país precisa de algumas reformas urgentes e não pode insistir na ortodoxia que leva à paralisia

Agência Indusnet Fiesp

Em artigo no jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira (12/08), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benjamin Steinbruch, mais uma vez enfatiza a importância da coragem nas decisões em torno das políticas economias adotadas no Brasil.

Ele citou o exemplo da economia japonesa que, curiosamente, luta contra a deflação e há mais de um ano tenta reintroduzir a inflação na economia. “Algo difícil de entender para os brasileiros acostumados com espirais inflacionárias”, destacou Steinbruch.

Para o presidente da Fiesp, são louváveis as medidas adotadas pelo Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com o intuito de combater a estagnação econômica naquele país, e que foram apresentadas em sua recente visita ao Brasil.

Steinbruch enfatiza que, apesar de as medidas não se aplicarem propriamente ao Brasil, poderíamos nos inspirar em um aspecto importante do programa: “a coragem de propor medidas ousadas”.

E conclui: “O Brasil precisa de decisões corajosas para voltar a crescer – algumas reformas já sugeridas à exaustão são urgentes, inclusive de pensamento. Não se pode insistir na ortodoxia, que leva à paralisia”.

Para ler o artigo na íntegra, acesse o site do jornal Folha de S.Paulo (sujeito a sistema paywall)