imagem google

Benjamin Steinbruch visita escolas do Sesi-SP e do Senai-SP em Americana e Campinas

Presidente da Fiesp e das instituições educacionais da indústria aproveitou para conhecer as instalações e conversar com alunos e funcionários

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp, de Americana e Campinas

Em visita à região de Campinas, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Benjamin Steinbruch, visitou na tarde desta terça-feira (26/08) unidades da instituição.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606200817

Benjamin Steinbruch em visita à unidade do Senai-SP em Americana. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp


Depois de assinar convênios do Programa Atleta do Futuro na escola do Sesi-SP Mendel Steinbruch, de Americana, o presidente andou pelas salas de aula e conversou com os alunos. Ele solicitou um estudo para ampliar as instalações esportivas da escola, que já tem uma quadra coberta, mas por ter duas turmas por ano em período integral, apresenta uma demanda crescente dos alunos pela prática esportiva.

Em seguida, Steinbruch foi a outra unidade do Sesi-SP no município, o Centro de Atividades Estevam Faraone, onde vistoriou a reforma, participou de um encontro com funcionários e ouviu sugestões e demandas. A programação contou com a presença do presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Rafael Cervone.

Na reunião, o coordenador pedagógico Gilmar Francisco Mantovanelli, funcionário do Sesi-SP desde 1980, elogiou a estrutura da instituição. “Tenho muito a agradecer pela formação que o Sesi-SP dá. Quem é professor do Sesi-SP consegue ser coordenador pedagógico em qualquer escola”, declarou.

Steinbruch passou também por uma sala de aula onde estava sendo ministrado um dos cursos do programa Alimente-se Bem, que tratava do tema colesterol. Ele conversou com a professora e com os alunos e aproveitou para pedir dicas de alimentação saudável.

Ensino técnico

A terceira parada do presidente, ainda em Americana, foi em uma escola do Senai-SP, a unidade Professor João Baptista Salles da Silva, que forma, por ano, quase 4 mil alunos em diversas áreas, mas com mais força na área de metal-mecânica e eletroeletrônica. O presidente passou pelas oficinas e laboratórios da escola e conheceu professores e alunos de diferentes cursos.

Steinbruch questionou sobre a presença feminina nos cursos, já que encontrou turmas formada exclusivamente por homens. O professor de metal-mecânica Roberto Schlautmann Filho garantiu que, apesar de estarem em minoria, o número de mulheres está crescendo nesses cursos, em especial na área de elétrica.

Ex-aluno do Senai-SP, o hoje professor de eletroeletrônica, Glauber Rogerio de Oliveira, afirma que se sente realizado na instituição. “Trabalhava na CPFL e dava aulas como terceirizado. Decidi pedir demissão e trabalhar definitivamente no que eu sempre sonhei: ser docente do Senai-SP”, contou ele, que há um mês e meio é funcionário efetivo.

Se o número de mulheres nos cursos de metal-mecânica na unidade não é expressivo, elas são a maioria nos da área têxtil e de vestuário. Com atenção especial, já que foi nessa área que começaram os negócios de sua família, Steinbruch elogiou as instalações e conversou com os alunos.

Durante a visita, ele foi presenteado com uma ecobag comemorativa aos 30 anos da escola. O acessório foi totalmente produzido pelos alunos, desde o desenvolvimento do tecido até os testes de costurabilidade e resistência.

A estudante do curso técnico em vestuário e filha de um professor de mecânica do Senai-SP, Raissa Maria Gasparini Mapeli, de 19 anos, aproveitou a presença do presidente para agradecer pela oportunidade de estudar no Senai-SP. “A escola tem uma ótima estrutura, muito bem organizada. As indústrias precisam de formação de qualidade”, disse ela, afirmando em seguida que pretende buscar um estágio na área de vestuário.

Encerrando as visitas, Steinbruch esteve ainda no Centro de Atividades Joaquim Gabriel Penteado, em Campinas. Na mesma cidade, ele participou de um encontro com empresários na sede do Ciesp da região.