imagem google

Autoridades esportivas e atletas ressaltam importância da formação de novos atletas

Alunos do Sesi-SP receberam incentivo e conheceram personalidades olímpicas, pessoalmente

Após o lançamento do Programa de Esportes de Formação e Rendimento do Sesi-SP nesta segunda-feira (27), na sede da Fiesp, os ex-atletas e as autoridades da área esportiva que estavam presentes à solenidade participaram da mesa redonda “Londres 2012 / Brasil 2016 – Descoberta e Formação de Talentos Esportivos Para as Próximas Olimpíadas”.

Para uma platéia de cerca de 500 pessoas, entre autoridades, professores e alunos de diversas unidades do Sesi-SP, Maurício “Jahú” Volpato, ex-atleta da seleção brasileira de vôlei, abriu o debate dizendo que “qualquer um pode ‘chegar lá’”, em referência ao vídeo exibido com conquistas olímpicas brasileiras em várias modalidades.

O secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, representando o ministro Orlando Silva, acrescentou: “envolvam-se a sério com o esporte, em qualquer área. Ainda que nem todas as crianças e adolescentes se revelem atletas de ponta, de nível olímpico, o importante é a formação cultural e humana”.

Leyser salientou que o desafio agora é organizar instrumentos e ações no sistema de esportes do País, alinhado com o Ministério. Destacou que antigamente o esporte era apenas competitivo, e agora deve ser visto como integrador. “O atleta brasileiro é referência imediata no exterior. Nomes como Pelé, Ayrton Senna e Ronaldo sempre são lembrados.”

Exemplo

Imagem relacionada a matéria - Id: 1600632711

Alunos do Sesi-SP com Vicente Lenilson (ao centro)

Medalha de prata no revezamento 4×100 nos jogos olímpicos de Sidney em 2000, Vicente Lenilson confirmou esta possibilidade ao contar que desistiu de trabalhar em uma oficina mecânica para se dedicar ao atletismo.

“Acreditei em meu potencial, persisti no objetivo e hoje aconselho a todos os jovens e crianças a buscar a realização de seus sonhos”, revelou.

Após a palestra, os alunos do Sesi-SP puderam conhecer e tirar foto com os atletas olímpicos. O ex-nadador Gustavo Borges, além do ex-jogador de vôlei Montanaro, entre outros, foram festejados pelos adolescentes e crianças presentes, empolgadas também pelo sorteio de bolas oficiais de diversos esportes.