imagem google

Atuação do Comando Conjunto do Sudeste frente à pandemia do Coronavírus pauta videoconferência organizada pela Fiesp e pelo SIMDE

Reunião foi acompanhada por autoridades militares e de segurança pública, além de profissionais da base industrial de defesa

As ações de prevenção e combate à Covid-19 realizadas pelo Comando Conjunto do Sudeste foram a tônica da videoconferência organizada pela Fiesp e pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), nesta quinta-feira (04/06).

Conduzida por Carlos Erane de Aguiar, diretor do Departamento de Defesa e Segurança da Fiesp e presidente do (SIMDE), a reunião contou com a participação do coordenador executivo de conselhos e departamentos da FIESP, General de Divisão Adalmir Domingos; o Comandante Militar do Sudeste (CMSE), General do Exército Fernandes; o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão José Eduardo; o Chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Apoio, Major Brigadeiro do Ar Neubert; o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Chalella; o Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, General de Brigada Carmona; e o representante da Marinha no Comando Conjunto Sudeste, Capitão de Fragata Almir.

O Comando Conjunto do Sudeste faz parte de uma estrutura composta por dez Comandos Conjuntos distribuídos pelo território nacional para coordenar a atuação das Forças Armadas no âmbito da pandemia do coronavírus.

O órgão atua no estado de São Paulo e opera 24 horas por dia para combater os impactos da crise. Desde que foi instituído, em março deste ano, o comando executou uma série de ações que incluíram a descontaminação de 120 locais públicos, a distribuição de 184 mil kits que higiene e alimentação, e a confecção de 36.500 máscaras de proteção para uso da tropa. A essas medidas somam-se ainda o transporte de 267 toneladas de carga usadas no tratamento de complicações derivadas da covid-19 e a realização de inspeções e campanhas de conscientização no litoral do estado.

Composto por três mil homens e mulheres do Exército, da Força Aérea e da Marinha, o Comando tem atuado em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e Saúde do Estado, e instituições do município paulista.  Esse trabalho foi exaltado pelo General do Exército Fernandes.

“Tivemos um fortalecimento das relações institucionais, e essa união reforça meu pensamento de que vamos vencer essa guerra”, disse o Comandante Militar do Sudeste.

Carlos Erane de Aguiar elogiou o empenho do Comando Militar do Sudeste e enalteceu o comprometimento das Forças Armadas em garantir a segurança e o bem estar dos brasileiros.

“O Departamento de Segurança e Defesa da Fiesp e o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa estão muito orgulhosos do trabalho que os senhores executam”, disse o presidente do SIMDE e do Deseg. “Daqui em diante, vamos incentivar nosso público a mostrar o que o Exército, a Marinha e a Força Aérea estão fazendo nesses dias de tanta angústia para o nosso povo”, acrescentou.