imagem google

Áreas contaminadas serão novo desafio para as indústrias

Fiesp lançará cartilha sobre o tema durante Semana do Meio Ambiente

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

No momento em que as questões ambientais ocupam lugar de destaque na agenda da indústria, surge nova fonte de preocupação para o empresário: o aumento das áreas contaminadas. Em 2010, no estado de São Paulo, existiam 3.675 áreas contaminadas, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Na avaliação de Ricardo Garcia, especialista em Meio Ambiente da Fiesp, esse é um assunto ainda pouco conhecido pela indústria, principalmente pelas micro e pequenas empresas, apesar de São Paulo estar muito à frente de qualquer outro estado no gerenciamento dessas áreas. “Somos modelo para os outros”, afirma.

Para ampliar o conhecimento dos empresários sobre o tema, a Fiesp lançará, durante a XIII Semana Fiesp/Ciesp de Meio Ambiente, que acontecerá de 6 a 8 de junho na sede das entidades, o manual Informações Básicas Sobre Áreas Contaminadas.

A publicação, elaborada pelo Departamento de Meio Ambiente da Fiesp, traz um panorama do estado de São Paulo sobre a situação de áreas contaminadas e informações a respeito das normas técnicas e órgãos de controle de fiscalização. O material ainda conta com um levantamento das principais causas favoráveis ao surgimento de áreas contaminadas e soluções de prevenção.

Garcia ressalta que a Semana do Meio Ambiente vem ao encontro de um dos principais objetivos da Fiesp, que é melhorar o desempenho da indústria nas questões ambientais: “O intuito de novo é trazer informações para as empresas e estimular as melhores práticas”.

Leia mais:

Acompanhe a Semana do Meio Ambiente no Twitter!