imagem google

Alunos de escolas públicas se emocionam no musical ‘O Homem de La Mancha’

Após espetáculo, estudantes tiveram a oportunidade de bater um papo com parte do elenco

Fernanda Barreira, Agência Indusnet Fiesp

Centenas de alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo tiveram o privilégio de assistir a uma sessão exclusiva e gratuita do espetáculo musical “O Homem de La Mancha”, na tarde desta quinta-feira (25/09), no Teatro do Sesi-SP.

Aplausos de pé, assovios e até lágrimas marcaram a apresentação, que, para muitos dos jovens, foi uma experiência inédita. É o caso do estudante Álvaro Coelho Jesus, de 13 anos, que nunca tinha assistido a um musical. “A iniciativa é interessante porque ajuda a gente a entender como é o teatro. Eu já conhecia a história de Dom Quixote, mas gostei muito da adaptação.”

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590942238

Alunos Álvaro Coelho Jesus (atrás) e Vinícius Kenji (frente) e a professora Solange Moreira (centro) após o espetáculo. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O musical, com versão e direção de Miguel Falabella, conta a história de um homem que, ao ser internado em um hospício, diz ser Miguel de Cervantes.

Abordado pelo “Governador”, homem que comanda os internos, Cervantes tem seus pertences roubados, inclusive um de seus manuscritos. Para reaver o objeto, Cervantes se defende convidando os internos a encenarem uma peça, em que ele assume o papel de Dom Quixote de La Mancha.

Ao final do espetáculo, alguns alunos tiveram a oportunidade de conversar com parte do elenco, inclusive com o protagonista, Cleto Baccic, que falou sobre a emoção de levar cultura para crianças e adolescentes, especialmente aquelas que não possuem muitas oportunidades. “Ver a alegria de vocês em presenciar algo novo é indescritível. Isso nos motiva de forma única”, disse o ator.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590942238

Atores Frederico Reuter, Jorge Maya, Cleto Baccic e Ivan Parente (da esquerda para a direita) conversam com os alunos. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Essa iniciativa também foi destacada positivamente pela professora de artes Solange Moreira da escola estadual Justiniano Rezende Silva, no município de Suzano (SP). “A experiência de poder trazer os alunos para vivenciar o que é um teatro profissional é ótima. Isso vai ajudar muito nas aulas, nas discussões, nos jogos teatrais. O que eu acho muito importante também é a aproximação deles com a arte. Viver esses momentos culturais, porque onde a gente mora não tem muito incentivo. Que bom que a gente pode vivenciar isso graças ao Sesi-SP.”

Vinícius Kenji, de 13 anos, comemorou seu aniversário ao lado dos seus colegas assistindo ao musical e garantiu que não poderia haver melhor presente. “A peça foi muito boa. Dom Quixote é um herói louco, mas com muito carisma e cativa a plateia. Até me emocionei durante o musical. Foi ótimo.”

Serviço
“O Homem De La Mancha”
Local: Teatro do Sesi-SP (456 lugares) – Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista
Temporada até 21 de dezembro
Recomendação: 10 anos
Duração: 1h45
Informações: (11) 3146-7405/7406
Entrada gratuita
Ingressos gratuitos reservados online pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi de 15 em 15 dias a partir do dia 25 de agosto.
Apresentações entre dias 1º e 15, publicação na internet dia 25 do mês anterior.
Apresentações entre dias 16 e 31, publicação na internet dia 10 do mesmo mês.
Serão distribuídos 50 ingressos por sessão na bilheteria, no dia do espetáculo, a partir do horário de abertura da bilheteria.
Horário da bilheteria: quarta a sábado, das 13h às 21h; domingo, das 11h às 19h. Quarta a sexta às 21h; sábado às 17h e 21h e domingo às 19h.