imagem google

Aliança Cetesb-Ciesp deve acelerar processos de licenciamento ambiental

Regionais atuarão como postos avançados do órgão ambiental como mais um serviço aos associados

Agência Indusnet Fiesp 

Como provedor de soluções e serviços para a Indústria, o Ciesp já está capacitado a orientar seus associados no encaminhamento dos processos de licença ambiental para empreendimentos de baixo impacto poluidor, afirmou Eduardo San Martin, diretor do Departamento de Meio Ambiente (DMA) do Ciesp, durante workshop de Licenciamento Ambiental Unificado, ministrado por técnicos da Cetesb na tarde desta quinta-feira (29).

“Esta série de workshops amplia a capacidade e o conhecimento em torno dos grandes temas ambientais”, ressaltou San Martin, segundo o qual a rede Ciesp está se aparelhando para atuar como posto avançado da Cetesb.

“Esta aliança da Cetesb com Fiesp e Ciesp vai encurtar o caminho para o licenciamento. O que não significa afrouxamento na fiscalização”, explicou Osmar Gomes da Silva, vice-presidente executivo da Smacna-Brasil, empresa americana que desenvolve tecnologias para tratamento de ar.

Silva, que é representante do Sindratar-SP na Câmara Ambiental Paulista, acompanhou a transmissão do evento pela TV Interativa no auditório da Avenida Paulista, com outros cerca de 100 participantes. “Estamos todos empenhados nesta luta pela salvação do planeta”, acrescentou o executivo.

O advogado Marcos Paulo Mendonça, da MPM Consult, admitiu que seu negócio tende a crescer. “A busca da sustentabilidade nos negócios e o mercado global passa antes pela certificação ISO 14001”, disse o consultor. E completou: “Num futuro bem próximo, todas as empresas deverão estar legalmente documentadas e funcionando com um sistema de gestão ambiental de qualidade”, afirmou.