imagem google

Ação Global Regional e Esporte Cidadania realizam mais de 108 mil atendimentos em Jundiaí

36.350 mil pessoas tiveram acesso a serviços gratuitos nas áreas de educação, saúde, alimentação, jurídica, cidadania e lazer e esporte

Superação dos limites, trabalho em equipe e persistência para vencer desafios. Estes e outros valores associados à cidadania e ao esporte foram exercitados, no último sábado (7), durante a Ação Global Regional e o Esporte Cidadania.

Os eventos, realizados no Sesi Jundiaí, foram promovidos pelo Sesi-SP e a Rede Globo com o apoio da TV Tem Sorocaba e prefeitura local. No total, houve 108.036 mil atendimentos para 36.350 mil pessoas nas áreas de educação, saúde, alimentação, jurídica, cidadania e lazer e esporte.

A Divisão de Saúde do Sesi-SP e a Secretaria de Saúde do município, através do Programa DST/Aids, executou, juntamente com o grupo teatral Cia Paulista, o Labirinto das Sensações. O trabalho, um dos mais concorridos durante o evento, consistiu na apresentação e orientação de questões relacionadas à sexualidade e à prevenção contra DSTs.

De acordo Edilaine Spinace, assistente social e fundadora do projeto, o objetivo é abordar o tema de forma diferenciada, dinâmica e atraente para que promova a reflexão dos participantes, gere conhecimento e uma possível mudança comportamental.

“No espaço, dez atores realizam uma performance cênica e tratam das doenças sexualmente transmissíveis, um assunto sério, de forma interativa, explorando os cinco sentidos e as fantasias das pessoas”, explicou. Ao final do Labirinto, todos receberam material informativo e preservativos.

A Escola Senai de Itu cadastrou pessoas com deficiências físicas para facilitar o acesso desse público às empresas interessadas em contratá-los e o Instituto Luiz Braille cadastrou doadores de córnea para seu Banco de Olhos.

Na área de beleza, além do tradicional corte de cabelo, foram oferecidos à população os serviços de esmaltação e unhas artísticas e higienização facial.

Durante o evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, assinaram termo de doação de terreno para construção de uma unidade do Sesi no bairro do Campo Belo.

Entre as autoridades presentes estavam: o diretor-titular do Ciesp/Depar de Jundiaí, Vandermir Francesconi Júnior, o diretor-titular do Ciesp de Bragança Paulista, Roef Sitta, o superintendente de integração do Sesi-SP, José Felício Castellano, o diretor do Sesi Jundiaí, Paulo Casati, além de diretores das Escolas Senai da região e secretários do município.


Inclusão social

Em sua quinta edição, o Esporte Cidadania ocorreu, simultaneamente, nos 26 estados do País e no Distrito Federal, nos Centros de Atividades do Sesi distribuídos pelo Brasil.

Durante o programa, em Jundiaí, crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de participar de diferentes práticas esportivas como arvorismo, parede de escalada, oficinas de skate, circo e artes marciais.

Os organizadores também promoveram esportes adaptados, entre eles minifutebol, minibasquete, minivôlei e jogos com raquete, como tênis, frescobol e badminton.


Cidadania em números:

  • Emissão de documentos – 532
  • Atendimento médico e odontológico – 9.014
  • Ações de cidadania – 23.336
  • Participações em cursos e shows – 31.573
  • Esporte – 29.384
  • Lazer – 14.197