imagem google

Ação Global Regional e Esporte Cidadania promove mais de 110 mil atendimentos em Itu

No total, foram oferecidos 95 serviços nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura, alimentação, esporte e lazer e ações de inclusão social

Evelyne Lorenzetti, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1660753162

No último sábado (20), a cidade de Itu foi contemplada com dois eventos simultâneos: a Ação Global Regional e o Esporte e Cidadania. A iniciativa, resultado da parceria entre o Sesi-SP e a Rede Globo de Televisão, reuniu 29.390 pessoas e realizou 110.197 atendimentos.

Em sua segunda edição no município (a primeira é datada de 1998), o evento contou com o apoio da prefeitura e 22 parceiros representantes de entidades filantrópicas, empresas privadas e prestadoras de serviços públicos.

No total, foram oferecidos aos visitantes 95 serviços nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura, alimentação, esporte e lazer e ações de inclusão social. Cerca de 1.200 pessoas, entre voluntários e funcionários das entidades participantes, ajudaram na organização e realização da Ação Global e do Esporte e Cidadania.

Serviços mais procurados

Aproximadamente, 53 mil atendimentos foram contabilizados para a programação de cultura e esportes e lazer, destaques desta edição. Dos serviços essenciais, os mais procurados foram os de saúde (7.591 atendimentos), mais precisamente os testes de colesterol, glicemia (diabetes) e aferição de pressão arterial. Também fez sucesso o escovódromo, espaço dedicado a orientações práticas, a crianças e jovens, sobre a higiene correta dos dentes e prevenção de cáries.

Foram emitidos 959 documentos e realizadas 7.588 ações de cidadania, que incluem os tradicionais corte de cabelo e aplicação de esmalte nas unhas, orientação jurídica, oficinas de geração de renda e distribuição gratuita de livros. O serviço de doação de animais foi sucesso garantido, com registro de 538 atendimentos, com doações de filhotes de gatos e cachorros, além de orientações sobre os devidos cuidados.

A programação cultural foi diversificada, com várias apresentações de grupos musicais locais, e a garotada brincou com os brinquedos infláveis, pintura facial, oficina de skate e as atividades lúdicas monitoradas.

No fim da tarde, cinco esportistas prestigiaram o evento:

  • Os skatistas Tarobinha e Cris Mateus;

  • O atleta paraolímpico em arremesso de peso e lançamento de disco e dardo Marco Aurélio Lima Borges (participou de Pequim 2008 e ganhou medalha de bronze em dardo e disco, no ParaPan Rio 2007);

  • Os triatletas Reinaldo Colucci (melhor triatleta do Ranking Brasileiro e melhor triatleta Brasileira no Ranking da ITU (International Triathlon Union), bicampeão do Triathlon Internacional de Santos – 2000 e 2001);

  • A triatleta Pamela Oliveira (melhor no Ranking Brasileiro e melhor triatleta Brasileira no Ranking da ITU (International Triathlon Union), integrante da Seleção Brasileira de Triathlon, Campeã brasileira de aquathlon 2008; bicampeã da Copa Brasil de Triathlon 2008 e 2009).

Entre as autoridades presentes Josimar Ribeiro, vice-prefeito de Itu; José Felício Castellano, superintendente de integração do Sesi-SP; Silvio Rinaldi, diretor do Sesi Itu.; e outros diretores de unidades do Sesi-SP no estado.

O próximo Ação Global Regional ocorrerá no dia 27 de novembro, em Osvaldo Cruz.

Inclusão social

Imagem relacionada a matéria - Id: 1660753162

Em sua sexta edição, o Esporte Cidadania foi realizado, simultaneamente, nos 26 estados e no Distrito Federal por meio dos Centros de Atividades do Sesi distribuídos pelo Brasil. Durante o programa, em Itu, crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de realizar diferentes práticas esportivas como atividades circenses, oficinas de skate, ginástica acrobática e atletismo. Os participantes ainda se divertiram com os tradicionais brinquedos infláveis, pintura facial e escultura de balão.

Os organizadores também promoveram esportes adaptados ou mini esportes como vôlei, futebol society e handebol, e a novidade Water Walker, que consiste em que crianças entrem numa bolha gigante de ar colocada na piscina.

Cidadania em números

Emissão de documentos – 2.040
Atendimento médico e odontológico – 8.859
Ações de cidadania – 7.588
Participações em cursos e shows – 15.589
Esporte e Lazer – 32.312