imagem google

Ação Global Nacional realiza mais de 182 mil atendimentos em Diadema

Em todo o País, o projeto foi realizado em 31 cidades, somando quase 800 mil beneficiados pelos serviços oferecidos, gratuitamente, ao longo do dia

Agência Indusnet Fiesp 

Após cinco anos da primeira edição do evento no município, Diadema voltou a promover a Ação Global Nacional, para a satisfação de mais de 80 mil pessoas atendidas no último sábado.

O total de comparecimentos superou em quase 30% o consolidado em 2005 e superou as estimativas projetadas no estado de São Paulo. Em todo o País, o projeto foi realizado em 31 cidades, somando quase 800 mil beneficiados.

Resultado da parceria entre o Sesi-SP e a Rede Globo de Televisão, com o apoio da prefeitura municipal de Diadema, suas secretarias e 49 parceiros da iniciativa privada, a edição paulista promoveu 182.367 atendimentos nas áreas de saúde, educação, cultura, alimentação, esporte e lazer e cidadania.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643148689

Ação Global Nacional em Diadema promoveu atendimentos nas áreas de saúde, educação, cultura, alimentação, esporte e lazer e cidadania. Foto: Fiesp


Para comemorar os 15 anos do projeto, o Sesi-SP lançou durante o evento a quarta edição da cartilha do programa Prazer de Estar Bem. Com a temática Viva com qualidade de vida: curiosidades sobre os países que venceram as Copas do Mundo, a entidade trabalhará conceitos relacionados à qualidade de vida, alimentação saudável e aos benefícios da prática esportiva para mais de 100 mil estudantes de sua rede de ensino no estado.

“Dar oportunidades para a transformação do indivíduo é uma das missões da entidade”, afirmou Walter Vicioni, superintendente operacional do Sesi-SP, que participou da ação.

O gestor da equipe de base de vôlei do Sesi-SP e ídolo da modalidade nos anos 80, José Montanaro Júnior, completou: “O projeto de esporte da instituição está alinhado com esse propósito, pois pretende não só formar atletas, mas também cidadãos mais conscientes”.

As iniciativas relacionadas à saúde, cidadania e ao bem-estar foram as mais procuradas pelo público do ABCD dentre os 123 serviços oferecidos.

Exames + orientações

O metalúrgico Sebastião Teixeira de Souza, 56, aproveitou a oportunidade para realizar um exame até então inédito em seu prontuário médico: o teste para detecção do vírus da hepatite C.

Após uma picadinha no dedo e três minutos de expectativa, Souza respirou aliviado: “Fiquei preocupado porque tive hepatite B e descobri que sou grupo de risco para a hepatite C, doença ainda desconhecida para a maioria dos brasileiros”.

“Embora ela afirme que já toma remédio, constatamos que sua pressão está em 18 por 7”, disse a médica que, após medicá-la, fez o encaminhamento para o serviço de saúde pública.A aposentada Antônia Aurélia da Silva, 69, recebeu atendimento emergencial e orientações específicas da médica Paula Hunka para controlar seu problema de hipertensão.

“Isto é uma maravilha para a população. Deveríamos ter esse evento no mínimo todo ano”, opinou a aposentada Maria Aparecida Abrandes, 50, que tirou a tarde para percorrer as barracas da área de saúde e realizar exames preventivos. “Sou fã do Sesi-SP e não perco nenhuma ação promovida aqui em Diadema”, completou.


Para toda a família

O ator global Alexandre Borges, embaixador da Ação Global, também fez questão de enfatizar a importância da iniciativa para a população. “Esse projeto é maravilhoso porque é direcionado para toda a família e reúne esforços de milhares de voluntários. Cada um que doa seu dia aqui contribui para que as pessoas tenham mais dignidade”, afirmou.

Durante toda a manhã, o ator conversou com o publico, utilizou alguns serviços e convocou os paulistas a participar do mutirão de cidadania no Sesi de Diadema.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643148689

O ator da Rede Globo, Alexandre Borges (esq.), e Montanaro, da comissão técnica do vôlei do Sesi-SP (de camisa vermelha, à dir.), marcaram presença. Foto: Fiesp


As atrizes Adriana Birolli e Priscila Sol, revelações da novela Viver a Vida, da Rede Globo, também convocaram o público a participar da iniciativa. “Se cada um doar um pouquinho ao próximo será possível construir um país com mais justiça”, declarou Priscila Sol.

Também participaram do evento: o prefeito Mário Reali, o vice-prefeito Gilson Menezes, o diretor de Ação Regional da Fiesp em Diadema, Rinaldo Dini, o superintendente operacional do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Walter Vicioni, o superintendente de integração do Sesi-SP, José Felício Castellano, a ex-presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, Monica Serra, além de lideranças locais do legislativo e diretores do Sesi-SP e do Senai-SP.


Cidadania em números:

  • Serviços de saúde (médico e odontológico) – 20.807
  • Esporte/Lazer – 35.864
  • Emissão de documentos – 2.968
  • Ações de cidadania – 91.386
  • Cursos – 1.503
  • Participações em shows – 29.839