imagem google

Ação Encontro com a Paulista Cultural leva atividades on-line para casa do público na Fase Vermelha

A iniciativa surge da articulação entre as instituições Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista

Agência Indusnet Fiesp

O recente fechamento das instituições culturais causado pelo agravamento da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo e a decretação da Fase Vermelha na capital paulista, fez com que as sete instituições culturais da Avenida Paulista se unissem em um programa para levar mais conteúdos on-line para o público em suas casas. A partir de 11 de março, Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista oferecerão atividades e programações virtuais e gratuitas para o público por meio das redes sociais da Paulista Cultural, facilitando e centralizando o acesso a seus públicos. A cada dia, uma das instituições tornará disponível uma atividade on-line, como lives e vídeos. A ação acontecerá em horários variados, dependendo da programação de cada espaço. A ideia é continuar levando cultura e lazer para as pessoas neste momento em que as medidas mais restritivas da Fase Vermelha do Plano São Paulo impossibilitam os eventos e atividades presenciais dentro dos espaços culturais.

Veja abaixo a programação Encontro com a Paulista Cultural:

MASP – Live com Beatriz Milhazes e Adriano Pedrosa
Beatriz Milhazes, artista, e Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, conversam sobre a trajetória de Milhazes. Seu trabalho, Avenida Paulista (2020), é a escolha deste mês para o desafio Masp desenhos em casa que ocorre no Instagram e no qual adultos e crianças são convidados a fazer sua própria versão da obra. Milhazes é uma das artistas brasileiras mais importantes no cenário artístico nacional e internacional. Reconhecida por sua produção icônica, ela trabalha com um complexo repertório de imagens associadas a diversos motivos, origens e fontes, oscilando entre a abstração e a figuração, a geometria e a forma livre. Atualmente, suas obras estão em instituições como Centre Pompidou, Paris; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri; The Museum of Modern Art, Nova York; Tate Modern, Londres e Museum of Contemporary Art, Toquio.
Quando: 11 de março, às 18h
Onde: Instagram @masp

IMS Paulista – Aniversário Carolina Maria de Jesus
Para celebrar o aniversário de Carolina Maria de Jesus, o Instituto Moreira Salles convidou escritoras e escritores a darem seus depoimentos sobre suas experiências de leitura da obra da autora. Carolina Maria de Jesus é importante protagonista da história brasileira, e, mesmo que tornada invisível muitas vezes, tem papel fundamental e significativo na história da população negra do país. Os vídeos estarão disponíveis no dia do aniversário de Carolina, domingo, 14/3, na conta do IMS no Instagram (@imoreirasalles). Entre convidades estão: Mel Duarte, Eliana Alves Cruz, Jeferson Tenório, Edimilson Pereira de Almeida e Ferréz.
Ainda Carolina: será possível também ouvir na rádio Batuta (radiobatuta.com.br) as músicas que Carolina compôs e gravou em 1961, um ano após o lançamento do seu best-seller O quarto de despejo. O LP, que leva o mesmo nome de seu livro, pertence ao Acervo José Ramos Tinhorão, sob a guarda do IMS. Em junho, o IMS Paulista apresentará uma exposição dedicada à escritora.

Centenário Antônio Maria – O IMS celebra o centenário de Antônio Maria, cronista, poeta e compositor brasileiro com uma programação especial na rádio Batuta (radiobatuta.com.br) e no Portal da Crônica Brasileira.
No dia 12/3, sexta, estreia na rádio Antônio Maria – Muito além do samba-canção, com músicas de gêneros também explorados pelo compositor. No dia 17/3 (quarta), será lançada a playlist As dez mais de Maria, com seus sucessos. O Portal da Crônica Brasileira, a partir de 15/3 (segunda), apresentará crônicas inéditas e já publicadas de Maria, lidas por Bruno Cosentino, do departamento de Literatura do IMS.

Lançamento Serrote 37 – A 37ª edição da Serrote, revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, chega às livrarias na segunda quinzena de março. A publicação tem ensaios de J. M. Coetzee, Prêmio Nobel de Literatura de 2003, Wlamyra Albuquerque, professora de História do Brasil da Universidade Federal da Bahia, Claudius Ceccon, cartunista e arquiteto, Valeria Luiselli, escritora, entre outros. A Serrote #37 está disponível na loja do IMS.

Centro Cultural Fiesp – Mediação Cultural Virtual: série Os Destinos de Aguilar
A série Os Destinos do Aguilar é a primeira das atividades de mediação virtual do Centro Cultural Fiesp. Nos episódios é possível conhecer mais detalhes da vida e da obra do multiartista José Roberto Aguilar, grande foco da exposição Destinos, O Homem Inventa o Homem, por meio de um recorte de seus processos criativos e das linguagens pelas quais transitou dentro da arte contemporânea desde a década de 1950 até os dias de hoje. Durante a atividade com os mediadores, o público ainda será apresentado a algumas obras da mostra que está em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp (2020-2021).
Quando: 14 de março, 11h (domingo)
Onde: no YouTube e Instagram (@Centroculturalfiesp)

Conversa com Aguilar – Os mediadores culturais do Centro Cultural Fiesp conversam com o multiartista José Roberto Aguilar sobre seus 60 anos de atividade e as histórias e reflexões por trás das obras expostas na exposição Destinos, O Homem Inventa O Homem, em cartaz na Galeria de Arte do espaço. A live acontece no dia 18 de março, às 19h30, no canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp e ficará disponível nos canais da Paulista Cultural a partir do domingo, dia 21.

Onde: YouTube do Centro Cultural Fiesp ou diretamente neste link.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619174305

Sesc Avenida Paulista
Lives #EmCasaComSesc – Shows musicais, peças de teatro, atividades para as crianças e espetáculos de danças pensados pra você se divertir sem sair de casa.
Dias e horários das lives:
Música: terça, sexta e sábado, às 19h
Teatro: quarta e domingo, às 19h
Dança: quinta, às 19h
Crianças: sábado, às 15h
Onde: Instagram e YouTube @sescaovivo

Projeto “Poema a 3” – Experiência artística que envolve 30 artistas e une três campos da arte: a literatura, a música e o cinema. Um trabalho feito a muitas mãos, que começou em 29/1, resulta num conteúdo único e inédito a cada semana, com artistas diferentes, até o dia 2/4.
Quando: Até 2/4. Todas as sextas, às 18h.
Onde: Instagram e Facebook @sescavpaulista; YouTube: @sescavenidapaulista

Cozinha de Estar – Pessoas da cena gastronômica abrem suas cozinhas para uma conversa sobre os processos, rituais e mobilizações em torno da alimentação. Os vídeos apresentam falas que provocam reflexões e ressignificam o ato de comer, potencializando a saúde, a comensalidade, as relações afetivas, valorizam a diversidade, a identidade da mesa brasileira, a origem e protagonismo de seus ingredientes, além de visar uma alimentação justa, equilibrada e saudável. Afinal, quando comemos, o que ingerimos junto com esse alimento? A chef Mari Sciotti, do restaurante Quincho, mãe do Théo e da Serena, fala sobre Cozinha e Maternidade. A cozinheira autodidata, Cafira Foz, do restaurante Fitó, conta as experiências e emoções de se trabalhar com uma equipe 100% formada por mulheres.
No próximo sábado, dia 13/3, a chef Ieda de Matos, da Casa de Ieda, traz a Comida da Chapada Diamantina (BA), e fala sobre cozinha e empreendedorismo.
Onde: Instagram e Facebook @sescavpaulista; YouTube: @sescavenidapaulista

Casa das Rosas – Expresso Poesia com Guilherme Gontijo Flores – O museu convida poetas de diversas gerações para servirem doses altamente concentradas de poesia. Nesta edição, o projeto recebe o poeta, tradutor e professor Guilherme Gontijo Flores. Em formato on-line, a performance está disponível no site e nas redes sociais da Paulista Cultural.
Quando: 17 de março, às 11h
Onde: Paulista Cultural Facebook e Instagram da Paulista Cultural

Centro de Apoio ao Escritor – Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, comenta e apresenta sugestões literárias em vídeos disponibilizados semanalmente.
Quando: 24 de março, 21 e 28 de abril, às 11h
Onde: Paulista Cultural

Itaú Cultural – Seminário Arte Como Respiro – Qual é o papel da arte e da cultura para o bem-estar e a psique humana? Como a arte ajuda a enfrentar os desdobramentos implicados na sociedade, como o distanciamento social, neste um ano de pandemia? A partir desses questionamentos, o Itaú Cultural realiza de 16 a 18 de março (terça-feira a quinta-feira) o Seminário Arte como Respiro, voltado à relação da arte e da saúde mental. A proposta é analisar o ano que passou desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a situação de pandemia de covid-19 em 11 de março de 2020, assim como lançar perspectivas sobre o que está por vir. As conversas serão mediadas pelo psicanalista Christian Dunker, com uma temática e um convidado a cada encontro, que acontece ao vivo, sempre às 17h, no canal do Itaú Cultural no Youtube

No dia 16 (terça-feira), o ambientalista, escritor e ativista indígena Ailton Krenak aborda a Arte como Construção de Futuros Possíveis, enquanto no dia 17 o médico sanitarista e professor Gonzalo Vecina Neto debate sobre Como a Saúde Pode Ser Favorecida pela Arte e pela Cultura. A série de encontros encerra no dia 18 (quinta-feira), com o olhar sobre a arte e a cultura feito pela dramaturga, roteirista e atriz Dione Carlos.
Quando: De 16 a 18 de março, sempre às 17h
Onde: No canal do Itaú Cultural no Youtube 
Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: Livre | Com interpretação em Libras.

Aula Aberta, com Daniela Thomas e Felipe Tassara – O Itaú Cultural realiza no dia 23 de março (terça-feira), às 19h, em seu canal do Youtube, a primeira aula aberta do curso Entre a Caixa Preta e Cubo Branco – Panorama da Cenografia e da Expografia no Brasil, da Escola Itaú Cultural, voltado a qualquer profissional que deseja iniciar os estudos no campo da cenografia e da expografia. Intitulada Perspectivas: Entre a Caixa Preta e Cubo Branco, a aula é comandada pela cenógrafa e cineasta Daniela Thomas e pelo arquiteto Felipe Tassara, que, a partir de seus trabalhos, abordam questões como adversidades de escalas e de áreas de atuação no campo do teatro e das exposições. A proposta é aproximar e diferenciar os processos de projeto e criação da expografia e da cenografia, correlacionando-as. O encontro será mediado pela arquiteta e cenógrafa Carmela Rocha. O curso é uma das várias ações da Escola Itaú Cultural, plataforma de formação da organização, dando ênfase ao ensino remoto, com cursos de pós-graduação, de extensão e livres, em formato tanto autoformativo quanto mediado.
Mais informações em escola.itaucultural.org.br.
Com interpretação em Libras.
Quando: Dia 23 de março (terça-feira), às 19h
Onde: No canal do Itaú Cultural no Youtube

Japan House São Paulo – Live: Mobilidade Urbana no Japão: como usufruir desta praticidade
A Japan House São Paulo realiza entre 16 de março e 15 de abril, o Ciclo de Palestras de Turismo para ampliar o conhecimento sobre as diferentes regiões do Japão e suas 47 províncias. No dia 18/3, às 19h, o encontro será em torno do tema Mobilidade Urbana no Japão: como usufruir desta praticidade, destacando os diversos meios de transporte para locomoção e passeios no Japão (ônibus, metrô, táxi, trens comuns, trens-bala, trens turísticos e históricos), além dos passeios de barco, bicicleta e “Jinrikisha” (tipo de transporte bem tradicional no Japão), entre outros. Entre os convidados para debater o assunto, estarão o influencer Leandro Doi, contando sobre a diversidade e a mobilidade nas principais cidades do Japão, e dando dicas preciosas para turistas, além de Mami Fumioka, vice-presidente da agência Quickly Travel JTB Group, reforçando aspectos importantes sobre o tema e oferecendo dicas sobre os trens japoneses.
Live: Mobilidade Urbana no Japão: como usufruir desta praticidade
Quando: 18 de março, às 19h (quinta-feira)
Onde: no Youtube da Japan House

Clube de Leitura Japan House São Paulo – No dia 25, às 19h, a instituição realiza seu Clube de Leitura com o livro Relatos de um gato viajante – de Hiro Arikawa. A obra traz a história sobre o gato Nan, que viaja pelo Japão ao lado de seu dono, sem entender o motivo de sua viagem e, juntos, desbravam grandes aventuras pelo caminho, em um texto emocionante e divertido. Com a curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, os encontros do clube trazem livros traduzidos diretamente do japonês para o português, ampliando o acesso dos brasileiros a este universo literário.
Quando: 25 de março, às 19h (Quinta-feira)
Onde: Zoom – Inscrições obrigatórias neste link.