imagem google

‘A Graça do Fim’ encerra temporada no Centro Cultural Fiesp

Ator do espetáculo e idealizador da homenagem ao dramaturgo Fauzi Arap, Nilton Bicudo fala sobre o projeto

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp

A comédia ‘A Graça do Fim’ encerra temporada neste domingo (22/2) no Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. O espetáculo tem entrada gratuita.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590945355

Espetáculo "A Graça do Fim" é o última peça escrita por Fauzi Arap

A peça foi a última escrita por Fauzi Arap, um dos mais importantes dramaturgos e encenadores do teatro brasileiro, que está sendo homenageado no Projeto Fauzi Arap, idealizado por Denise Fraga, Nilton Bicudo, Elias Andreato, com a curadoria de Aimar Labaki.

No final de 2014 foram apresentadas três leituras e três montagens de espetáculos de Arap, entre eles, “A Graça do Fim”.

“A peça fala sobre a morte de uma forma bem-humorada, poética, delicada e politizada”, diz Nilton Bicudo, que está no elenco do espetáculo e foi amigo pessoal de Fauzi e um dos “discípulos” do dramaturgo. “A gente precisa levar para o público mais do Fauzi. Os textos dele sempre tiveram poesia e apelo popular, porque falam de personagens que estão passando pelo que o público passa. Ele tinha essa antena para o mundo.”

Essa é a primeira montagem de “A Graça do fim”, que foi entregue pelo próprio Fauzi aos atores Nilton Bicudo e Elias Andreato  . “A peça veio pronta na nossa mão. O Elias é um mestre e eu e o Cleiton ‘compramos’ as personagens, abraçamos com carinho e respeito. Agora só falta abrirem as cortinas para ver se o público vai gostar tanto quanto a gente”, diz o ator.

Como um dos idealizadores do projeto, Bicudo elogiou a parceria com o Sesi-SP. “O Sesi-SP percebeu no projeto algo genuíno, verdadeiro e merecido. Foi a parceria perfeita entre nós — amigos órfãos do Fauzi — e o Sesi-SP, que tem essa antena ligada para as coisas que o teatro. Ganhamos com a estrutura e com o público do Sesi-SP, que também ganhou com o conteúdo da obra teatral do Fauzi, que nós trouxemos para cá.”

O grupo pretende levar o espetáculo para outros teatros e outras cidades e também transpora obra de Fauzi Arap para os livros. “Além das peças que a gente escolheu, que foram lidas e encenadas, conseguimos que a editora do Sesi-SP lançasse toda a obra do Fauzi em quatro volumes que serão lançados ao longo de 2015”, conta Bicudo.

“Isso vai ser fundamental para resgatar a memória desse grande homem de teatro, que atuou, dirigiu, produziu e escreveu. Alguém muito importante para a dramaturgia brasileira.”


Projeto Fauzi Arap:

Espetáculo: ‘A Graça do Fim’

Data: A partir de 30 de janeiro, todas as sextas, sábados e domingos.
Horário: sextas e sábados, às 20h30, domingos, às 19h30
Local: Centro Cultural Fiesp
Censura: 12 anos
Entrada gratuita