imagem google

14º ConstruBusiness


O 14º ConstruBusiness terá como tema principal a contribuição da cadeia produtiva da construção para a recuperação da economia brasileira no período pós-pandemia da Covid-19. Ainda que a recessão registrada no país em 2020, decorrente do impacto da pandemia e das políticas de distanciamento social, tenha sido menor do que a esperada inicialmente, suas consequências ainda se fazem presentes: elevado desemprego, pressão inflacionária, aumento do endividamento público, com efeitos negativos sobre o investimento público. Como resultado, tem-se atualmente uma perspectiva mais baixa de crescimento no curto e médio prazo. Importante também ressaltar, que a relevância das reformas estruturantes (em especial a tributária e administrativa) e seus impactos na cadeia produtiva da construção serão abordadas no evento, que terá maior aprofundamento no caderno técnico, de forma propositiva. Na linha de garantir um ambiente de negócios favorável aos investimentos, com segurança jurídica e maior eficiência na gestão, será proposto no evento a criação de um acordo nacional envolvendo os poderes Legislativo, Executivo e

9:00 Cerimônia de abertura Composição da mesa: - Paulo Skaf, Presidente da Fiesp e do Ciesp; - José Carlos de Oliveira Lima, Presidente do Conselho Superior da Indústria da Construção (Consic) da Fiesp; - José Romeu Ferraz Neto, Diretor Titular do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) da Fiesp; - Marcello da Costa Vieira, Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura; - Alfredo Eduardo dos Santos, Secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional; - Jair Luis Mahl, Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal.

10:30 Painel de debate 1 – A importância da Segurança Jurídica e Regulatória no Ambiente de Negócios Composição do painel: - Bruno Westin Prado Soares Leal, Secretário Especial Adjunto da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia; - Ana Arraes, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); - Victor Hugo Froner Bicca, Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM); - Luiz Augusto Santos Lima, Subprocurador-Geral da República do Ministério Público Federal; Radamés Casseb, CEO da Aegea. Moderadora: Juliana Rosa, jornalista.

11:30 Painel de debate 2 – Fontes de financiamento para garantir os investimentos necessários Composição do painel: - Alfredo Eduardo dos Santos, Secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional; - Jair Luis Mahl, Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal; - Rodrigo Uchoa Luna, Vice-Presidente de Habitação Econômica do Secovi-SP e Presidente do Conselho de Administração da Plano&Plano; - Miltom d’Avila, Superintendente Comercial do Segmento Imobiliário do Itaú BBA. Moderadora: Juliana Rosa, jornalista.

12:30 Lançamento do Novo Guia da Edificação Segura Apresentação: Carlos Eduardo Marchesi Trombini, Diretor e Coordenador do GT Segurança e Sistemas Prediais do Deconcic/Fiesp.

12:40 Lançamento da Norma ABNT sobre monitoramento de pesagem em movimento Participantes: - Marcello da Costa Vieira, Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura; - Deputado Federal Júlio Lopes, Vice-Presidente da Câmara Temática do BIM na Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi); - Mario William Esper, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); - Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

12:50 Soluções adequadas para conflitos na área de infraestrutura – conhecendo o Dispute Board e a Arbitragem Apresentação: Ellen Gracie Northfleet, Ministra aposentada e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal, atual Vice-Presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp.

13:00 Encerramento
Veja todos os vídeos