Imagem relacionada a matéria - Id: 1656796017

Sabendo-se que a sociedade atual se baseia na expansão intensiva da informação e do conhecimento, e que essas informações estão dispostas nos mais variados formatos e locais diferenciados, as ações de Difusão Literária do SESI-SP, pretendem dispor a cultura e a informação ao um número substancial de pessoas.

O podcast vem para ajudar a aproveitar o tempo disponível e aumentar a produtividade diária. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo, seja no carro, no ônibus, na academia, durante o almoço e assim por diante.

O projeto Literatudo, podcast do Sesi-SP, concilia a ferramenta podcast, aos demais projetos da Linguagem Literatura do SESI-SP. Seu objetivo principal é o fato da ação cultural ser uma forma de difundir, disseminar e incentivar a Literatura.

O hábito de ler não é uma realidade para boa parte dos brasileiros e essa ação cultural buscará evidenciar a importância da leitura para a formação intelectual e social das pessoas, estimulando o desejo de novas leituras.

A iniciativa contará com temas voltados para a Literatura, em seus vários segmentos, buscando democratizar o conhecimento e a Difusão Literária. Além de que auxilia no entendimento de como o ambiente riquíssimo das obras literárias pode transportar os leitores a muitos lugares e ajudá-los a ter uma postura mais crítica e reflexiva.

Nos episódios mensais do Literatudo você vai poder ouvir entrevistas com autores, ilustradores e produtores de conteúdo do universo literário. Além de resenhas de livros, leituras de poesias, a literatura na educação, informações sobre a importância do hábito de ler, uma agenda literária e muito mais. Confira:



LITERATUDO#35 - Publicado em: 28/06/2022

O trigésimo quinto episódio do Podcast LiteraTUDO é dedicado ao Romance Histórico e traz uma conversa com a autora Kátia Gonçalves sobre seu livro – História dentro da História: Atos de coragem na Europa nazista, publicado em 2020.

LITERATUDO#34 - Publicado em: 31/05/2022

O 34.º episódio do podcast LiteraTUDO traz uma conversa com o escritor Fernando Nuno sobre como ensinar a escrever poesia na Educação Básica. Fernando Nuno escreveu a sua obra “O livro que não queria saber de rimas”, publicado em 2016 pela Companhia das Letrinhas. Nele, o autor articula diversas rimas para, ao final, explicar o passo a passo da escrita de uma poesia. É importante esse aprofundamento em escrita de poesia com o escritor para pensarmos juntos em uma educação mais criativa e dialógica, saindo do horizonte estático, muitas vezes, característico de uma sala de aula.

LITERATUDO#33 - Publicado em: 26/04/2022

No 33° episódio do LiteraTUDO, a escritora Silvana Salerno comenta sobre o livro São Paulo: a aldeia que virou metrópole, da Editora Brinque-Book. Dê play no podcast e entenda mais sobre o desenvolvimento da cidade de São Paulo, contado pelo livro por meio de um texto que mescla literatura e história.

LITERATUDO#32 - Publicado em: 29/03/2022

A troca de cartas de Mário de Andrade com outros artistas modernistas é o tema do 32º episódio do LiteraTUDO. Quem ouvir o podcast, acompanhará a leitura das correspondências que estão expostas na mostra Era Uma Vez o Moderno, em cartaz no Centro Cultural Fiesp até 29 de maio de 2022. Dá o play e confere!

Episódio #31 - Publicado em: 23/02/2022

O 31º episódio do LiteraTudo é dedicado à poesia infantil. A Literatura Infantil pode ser vista como uma porta de entrada para o universo maravilhoso da leitura. Neste episódio trataremos de uma ramificação da Literatura infantil: a Poesia Infantil, falando de sua importância para o desenvolvimento das crianças e, também, teremos a narração de alguns poemas infantis do livro: A Poesia das coisas, de Silvana Tavano, com ilustrações de Adriana Fernandes.  

Episódio #30 - Publicado em: 23/02/2022

Este episódio é dedicado a uma experiência pedagógica realizada por uma professora de Língua Portuguesa e Eixo Integrador Inter áreas, da rede SESI-SP de ensino, com alunos do Ensino Médio, Beatriz Abreu.
A ideia do projeto surgiu da constatação de que os estudantes apresentam dificuldade em adquirir hábitos de leitura e, consequentemente, produzir textos com embasamento social e literário.
A partir das atividades do projeto, os alunos puderam ampliar o repertório cultural, romper estereótipos em relação a clássicos, trabalhar fatores socio emocionais e aprimorar a qualidade dos argumentos e vocabulário empregados em debates e textos dissertativos.
Dá o play para conhecer melhor a ideia e entender como as práticas podem ajudar na formação de futuros leitores.

Episódio #29 - Publicado em: 23/02/2022

Episódio dedicado à Arte de Criar leitores, título do livro da jornalista e escritora Goimar Dantas. A equipe de Difusão Literária do Sesi-SP entrevista Goimar neste episódio e desvenda a influência dos contadores de histórias; os diversos tipos de mediadores (familiares, educadores, bibliotecários, entre outros) e seus modos de atuação; a importância da poesia e as ferramentas para trazê-la para o dia a dia das crianças, jovens e adultos; o diálogo entre literatura, cinema e televisão e o modo como os contos de fadas e fábulas nos preparam para enfrentar os desafios da vida. Venha entender mais sobre essa linguagem de resistência. É só clicar e ouvir.

Episódio #28 - Publicado em: 23/02/2022

Conversa com a escritora a roteirista Rosana Rios. Ela é arte-educadora e ilustradora, formada em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e presidente da AIELIJ. A AEILIJ, é um local de diálogo, parceria, defesa da liberdade de criação e de esclarecimento a novos autores de todo o país. E para que continue representando os autores e ilustradores da Literatura infantil e juvenil, precisa continuar crescendo. Saiba mais sobre a AEILIJ neste episódio.

Episódio #27 - Publicado em: 23/02/2022

O episódio 27 é dedicado às histórias literárias em que o autor revisita as memórias da infância para criar narrativas que valorizam a poética da simplicidade. Nossa convidade, Lúcia Hiratsuka (@lucia.hiratsuka), ilustradora e escritora de livros da Literatura infantil e juvenil explica como se dá sua busca em olhar para dentro e resgatar, nela própria, o que é mais genuíno, verdadeiro e é, justamente, nas lembranças de sua infância que encontra argumento para suas obras. De origem japonesa, Lúcia  passou sua infância num sítio chamado Asahi, que em japonês significa “sol da manhã”, cercada por simplicidade e tradições. Dos seus avós recorda-se das cantigas japonesas, dos objetos de madeira confeccionados artesanalmente, a caligrafia e leitura, em japonês.
O podcast Literatudo é produzido pelo setor de Difusão Literária do Sesi-SP. Os episódios são mensais e você pode ouvir um novo Literatudo sempre na última terça-feira do mês.

Episódio #26 - Publicado em: 23/02/2022

Este episódio é dedicado ao Slam, nome dado aos campeonatos/batalhas de poesia que se espalham pelo Brasil e mundo. 
Slam (ou Poetry Slams) são batalhas de poesia falada que surgiram nos anos 1980 nos Estados Unidos. Muitos chamam de “esporte da poesia falada”. Para falar sobre esse tema tão importante e, ainda, desconhecido para grande parte das pessoas, convidamos Alessandra Mansano, escritora e produtora cultural, que ajudou a desenvolver, na cidade de Osasco, o SlamOz.  O podcast Literatudo é produzido pelo setor de Difusão Literária do Sesi-SP. Os episódios são mensais e você pode ouvir um novo Literatudo sempre na última terça-feira do mês.

Episódio #25 - Publicado em: 23/02/2022

O episódio 25 é dedicado à importância da leitura na pandemia. Durante o período, com a necessidade de ficarmos em isolamento, alguns hábitos, como o da leitura, ganharam mais força. Isso pode ser constatado a partir das vendas de livros no país. Em março deste ano, por exemplo, foi vendido 1 milhão a mais de livros do que no mesmo mês do ano passado, conforme dados do Painel do Varejo de Livros no Brasil. A nossa convidada para falar sobre o tema é a psicóloga Débora Cristina Inglesi, coordenadora da área de Saúde e Bem-estar do RH Sesi-SP e Senai-SP.  

Episódio #24 - Publicado em: 23/02/2022

Está no ar o episódio que é dedicado às escritoras. E, também, às mulheres que leem essas escritoras. Nas bibliotecas e livrarias há predominância de autores homens, que, normalmente ganham mais destaque e acabam por se sobressair às autoras mulheres.  Para trazer à tona este tema: Mulheres escritoras e leitoras, convidamos a escritora, narradora de histórias e compositora Penélope Martins, que há alguns anos iniciou um projeto que trazia, como título Mulheres que leem mulheres, do qual é criadora e curadora.

Conheça mais sobre a escritora em: @penelope_martins, @todahoratemhistoria, @mulheresqueleemmulheres e www.penelopemartins.wordpress.

Episódio #23 - Publicado em: 23/02/2022

Este episódio é dedicado à poesia voltada para crianças e jovens, e o nosso convidado é o escritor, poeta e contador de histórias Cesar Obeid. Com ele vamos conversar sobre os primeiros contatos com a poesia e como manter e até intensificar essa relação com os versos, principalmente no ambiente escolar. Quer saber mais sobre o assunto? É só dar o play!

Conheça mais sobre o escritor em: www.cesarobeid.com.br

Episódio #22 - Publicado em: 23/02/2022

O episódio 22 é dedicado à importância da comunicação e divulgação das obras literárias pelas editoras. Nesse contexto, convidamos Jéssica Momentel e Roberta Attene, que atuam na área de Comunicação da Sesi-SP Editora, para bater um papo com a gente. Como tornar público o catálogo de uma Editora? Como levar ao conhecimento do leitor se essa ou aquela obra foi lançada? Quer saber mais sobre esse assunto? É só dar o play! 
Conheça mais sobre a Sesi-SP Editora.

Episódio #21 - Publicado em: 23/02/2022

O episódio 21 é dedicado à formação dos jovens leitores pelo exemplo da família, numa conversa com a escritora Silvana Salerno, casada com o também escritor e editor Fernando Nuno, mãe dos escritores Bruno Salerno Rodrigues e Diego Salerno Rodrigues. Será que o exemplo vale mesmo mais do que qualquer incentivo? E como desenvolver nas crianças o gosto pelos livros e pela leitura? Quer saber mais sobre esse assunto? É só dar o play!

Conheça mais sobre a escritora nas redes sociais: Facebook | Instagram

Episódio #20 - Publicado em: 23/02/2022

O episódio 20 é dedicado à literatura clássica e à abordagem realizada nas escolas, em uma conversa com o escritor Luiz Antonio Aguiar sobre como instigar a curiosidade pelos clássicos quando essa literatura costuma ter uma linguagem tão distante da conhecida pelos alunos. A literatura precisa ser trabalhada em sala de aula a partir do prazer de ler e conhecer, mas será que isso realmente acontece na prática? Quer saber mais sobre esse assunto? É só dar o play!
Para conhecer mais sobre o escritor, clique aqui

Episódio #19 - Publicado em: 23/02/2022

A edição 19ª do podcast Literatudo é dedicada à narração da crônica A Bagagem, da jovem escritora Vanessa Bárbara, publicado na obra O livro amarelo do Terminal (Sesi-SP Editora). Tanto na literatura, quanto no jornalismo, a crônica é um gênero textual curto, escrito em prosa e que, geralmente, trata de acontecimentos do cotidiano. Quer ouvir essa história com a gente? É só dar o play!

Episódio #18 - Publicado em: 23/02/2022

O assunto de hoje são os livros ilustrados e as xilogravuras. E para falar um pouco sobre isso conosco, convidamos a artista plástica, ilustradora e escritora de livros infantis Nireuda Longobardi. Quer saber mais? É só dar o play!

O podcast Literatudo é produzido pelo setor de Difusão Literária do Sesi-SP.
Conheça mais sobre a escritora neste link.

Episódio #17 - Publicado em: 23/02/2022

O assunto do bate-papo de hoje aborda o gênero textual dos Contos e ainda vai dar para ouvir a narração de uma das obras da escritora Raquel Matsushita presente no livro Mínimo múltiplo comum (Sesi-SP Editora). Quer saber mais? É só dar o play!
O podcast Literatudo é produzido pelo setor de Difusão Literária do Sesi-SP.
Conheça mais sobre Raquel Matsushita, neste link.

Episódio #16 - Publicado em: 23/02/2022

O assunto do bate-papo de hoje aborda a contação de histórias e nossos convidados para falar sobre isso são os integrantes da Cia. Malas Portam. Para saber como foi essa conversa é só dar o play!
O podcast Literatudo é produzido pelo setor de Difusão Literária do Sesi-SP.
Conheça mais sobre a Cia. Malas Portam, neste link