imagem google

Iniciativas Sustentáveis: WEG – colaboração em foco


Processo de inovação colaborativo ajudou esta indústria a crescer e se tornar uma das maiores produtoras de motores elétricos do mundo

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590579597

Por Karen Pegorari Silveira

O cenário empresarial brasileiro exige inovação a todo o tempo para alcançar vantagem competitiva. Algumas organizações utilizam a colaboração de consumidores para a cocriação, outras investem em pesquisa e desenvolvimento e há ainda as que criam diversos processos participativos entre os funcionários para chegar a novos produtos e serviços, como é o caso da WEG, uma das fabricantes brasileiras de equipamentos eletroeletrônicos.

A companhia possui diversos mecanismos de geração de ideias, tanto internos quanto para o público externo: espaço na intranet onde qualquer colaborador pode sugerir ideias inovadoras; grupos de CCQ (Círculos de Controle de Qualidade); comissões; comitê científico e tecnológico (formado por professores das mais renomadas Universidades brasileiras e estrangeiras e profissionais da WEG); Prêmio WEG de Inovação Tecnológica; cooperação com universidades e institutos de pesquisa; convenção de representantes; encontro anual com profissionais das filiais do exterior; participação em eventos técnicos; benchmarking; participação dos colaboradores em grupos de trabalhos e comissões.

Em relação a produtos desenvolvidos recentemente, há a nova linha de turbogeradores; geradores elétricos com ímãs permanentes para energia eólica; linha de motores de indução de grande porte; linha de motores de indução de elevado rendimento; linha de motores de ímãs permanentes de alta eficiência energética; linha de motores de indução abertos; motordrive; inversor de frequência para o mercado de aquecimento, ventilação e ar condicionado; motores e inversores de frequência para tração elétrica; e painéis para conversão e controle de energia solar, entre outros.

Outra forma de trazer mais inovação para as empresas é investir na educação dos seus colaboradores. Na WEG, por exemplo, mais de 150 pesquisadores e engenheiros de inovação da empresa concluíram especialização, mestrado ou doutorado em Máquinas Elétricas, Automação e Transformadores nos últimos 10 anos.

Para Sebastião, os principais impactos percebidos na empresa devido à tradição de investir em inovação foram os produtos e os processos inovadores que contribuiu para melhorar a competitividade internacional. “Desenvolvemos uma das mais amplas linhas de motores elétricos do mundo e com a mais elevada eficiência energética. Isso tem propiciado o crescimento contínuo da empresa, a conquista de novos mercados, liderança no segmento, um dos maiores portfólios de produtos do mundo e ainda produtos de menor consumo de energia do mercado”, revela.

Sobre a Weg

Fundada em 1961, a WEG atua principalmente no setor de bens de capital e é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos. Com mais de 30 mil colaboradores e unidades no Rio Grande do Sul e São Paulo.