imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Toyota – Sistema próprio para gerenciar a saúde dos colaboradores


Sistema próprio de gerenciamento ajudou esta indústria automotiva a reduzir lesões de seus trabalhadores

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590562107

Por Karen Pegorari Silveira

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de dois milhões de pessoas morrem a cada ano como resultado dos acidentes de trabalho e de doenças ou lesões relacionadas ao trabalho. Outros 268 milhões de acidentes não fatais no local de trabalho resultam em uma média de três dias de trabalho perdidos por acidente, e 160 milhões de novos casos de doenças relacionadas ao trabalho ocorrem a cada ano. Além disso, 8% do ônus global causado por doenças oriundas da depressão são atualmente atribuídos aos riscos ocupacionais.

Para driblar estes números assustadores, a indústria automotiva Toyota do Brasil, investiu na segurança e saúde dos seus colaboradores como forma de se fortalecer. Dentro da filosofia da empresa é disseminada a cultura de Política de Segurança e Saúde do Trabalhador e eles têm implementado melhorias contínuas (kaizens) em seus processos para assegurar maior eficácia dos programas que visam a segurança e saúde de seus funcionários.

Por isso eles mantém um Sistema de Gerenciamento de Segurança e Saúde no Trabalho, fundamentado na norma internacional OHSAS 18001. A ferramenta tem sete etapas que incluem levantamento de atividades, mapeamento de riscos, organização de normas,

treinamentos e observação, e ainda permite a estruturação de uma gestão que foca o comportamento seguro e o controle contínuo de potenciais riscos à saúde e à segurança, como: patrulhas de segurança, treinamentos mandatórios sobre segurança do trabalho e cultura de segurança em todos os ambientes industriais e corporativos, reuniões mensais nas fábricas e comissões de prevenção a acidentes de trabalho e incêndios (Cipa), mantidas nas unidades. A companhia também mantém um programa de ginástica laboral diário nas plantas e outras diversas iniciativas focadas no tratamento, à prevenção e ao acompanhamento de riscos relacionados à ergonomia. Todos os acordos formais da Toyota do Brasil com sindicatos cobrem temas de segurança e saúde, incluindo temas como conformidade com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), sistema de reclamações, equipamentos de proteção individual e comitês dedicados ao tema, compostos pela governança e por trabalhadores.

Campanhas mensais de saúde, fortalecendo a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças e garantia de qualidade de vida (Comunicação Interna – informativa, folders entre outras atividades educativas) para todos os colaboradores também fazer parte das ações da empresa, além de Campanha  de Vacinação contra a Gripe, com média de  80% de adesão dos colaboradores TDB, somado ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), onde a Toyota oferece atendimento médico clínico in company, visando a promoção da Saúde com ações viabilizando as consultas e proporcionando acompanhamento, tratamento e prevenção de doenças, entre outras ações.

Em 2014/2015, o destaque foi a taxa de lesões, que recuou para 0,81%, entre colaboradores do sexo masculino. E com a ginástica laboral, por exemplo, os resultados são extremamente positivos: melhora no relacionamento, melhora do humor, maior disposição para o trabalho, músculos mais alongados e redução da irritabilidade, proporcionando, portanto, a satisfação com o programa e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

O soldador, da unidade de São Bernardo do Campo, Anderson Maroto Lopes, utiliza e aprova o serviço de fisioterapia. “Tenho praticamente uma fisioterapeuta particular que me auxilia com exercícios direcionados. Além disso, ganho tempo com minha família, já que não preciso me deslocar para qualquer unidade de fisioterapia externa após o expediente. Levo muitas coisas do que aprendo aqui para a minha casa, para a minha família. Tenho duas filhas e me pego ensinando sobre prevenção de riscos para as duas com frequência”, conta Lopes.

Para Ricardo Bastos, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Toyota do Brasil, o crescimento sustentável das operações, alvo principal da empresa no Brasil, é alcançado por meio do intenso trabalho. “Nossas equipes se esforçam muito na busca consistente pela melhoria de nossos produtos e pela intensa observância em relação à segurança em cada detalhe do processo. A Toyota se orgulha em apresentar um dos ambientes mais propícios para o desenvolvimento das capacidades de nossos colaboradores, que deve, em muito, à visão e filosofia da companhia em prol da segurança e saúde de todos os nossos funcionários”, conta o executivo.

Sobre a Toyota

Com três unidades produtivas no Estado de São Paulo e mais de 5700 colaboradores no país, a Toyota tem produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino e emprega atualmente mais de 325 mil colaboradores em todo o mundo.