imagem google

Sindicato Responsável: Sindipeças – Inovação e Sustentabilidade


Conheça as iniciativas de Responsabilidade Social do Sindipeças - Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499083

Por Karen Pegorari Silveira

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) atua em várias frentes de trabalho para estimular seus associados a se preparar para maior integração às cadeias globais de valor. A indústria de autopeças instalada no Brasil, de capital nacional e estrangeiro, existe há mais de sessenta anos e é tradicionalmente exportadora. Porém, com as velozes mudanças da indústria da mobilidade, tanto nos métodos de produção quando nas formas de consumo de veículos, é necessário inovar e se tornar ainda mais competitivo.

Alguns trabalhos do Sindicato apoiam seus associados a entrarem nessa transformação, como o Programa Inova Sindipeças: para despertar a cultura da inovação para geração de ideias, modelos de negócio, produtos e serviços nas empresas associadas; auxiliar no aumento de competitividade e viabilidade das empresas; e apoiar a inserção do setor nas cadeias globais de valor. Ele está estruturado em cinco pilares, que tornam o Sindipeças o ecossistema legítimo de inovação para o setor: Parcerias com startups; Parcerias com a academia; Cultura e gestão da Inovação; Indústria 4.0; Inovação de produtos.

Entre as atividades já realizadas pelo programa estão a formação do Conselho Técnico Consultivo Inova Sindipeças, com a participação de representantes das principais instituições fomentadoras da inovação: BNDES, Embrapii, CNI/IEL, ABDI, Fapesp e IPT, e algumas empresas; a Formação do Comitê de Inovação, composto por empresas associadas ao Sindipeças, que discutem formas de ampliar o acesso aos programas de inovação; Parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Enbrapii); Missão que levou, em maio deste ano, nove empresas associadas para conhecer a aplicação da indústria 4.0 em PMEs da Alemanha; Participação no projeto Acelerando Tecnologias da Indústria $.) em PMEs, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial, Ministério da Economia, Governo do Estado de São Paulo, IPT, ITA e Deloitte; Realização de eventos para discutir a inovação. O próximo será no dia 4 de novembro, em São Paulo.

Com o Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, a capacitação dos colaboradores dos fabricantes de autopeças se tornou outro aspecto fundamental para a competitividade. Criado para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças, oferece cerca de cem cursos de gestão nas áreas de Inovação e Sustentabilidade, Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Gestão de Mercado e Manufatura e Supply Chain. Todos os cursos podem ser presenciais ou in company. Alguns títulos já estão no formato de ensino a distância (EAD).

A grade completa pode ser consultada aqui.

No Fórum de Sustentabilidade do Sindipeças, a entidade promove um ambiente de conhecimento, interação e discussões dentro do tripé de sustentabilidade: ambiental, econômico e social. O material apresentado pelos palestrantes pode ser consultado no site da entidade, por associados cadastrados. Um dos palestrantes foi Grácia Fragalá, diretora titular do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp.

Saiba mais sobre o Sindipeças em https://www.sindipecas.org.br/home/