imagem google

Sindicato Responsável: Parcerias pelo Social


Responsabilidade Social no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Imagem relacionada a matéria - Id: 1573656630

Por Karen Pegorari Silveira

O Instituto ABIHPEC é uma associação civil sem fins lucrativos que surgiu para direcionar os projetos sociais patrocinados pela entidade. Sua atuação tem o apoio e participação do Sindicato do setor, o Sipatesp e conta ainda com diversos outros parceiros.

Suas ações vão desde oficinas de beleza para meninas do Graacc, até formação profissional para empreendedores do setor de beleza.

Alguns dos projetos em execução no Instituto são o Programa De Bem com Você com oficinas de auto maquiagem para adolescentes, em parceria com o GRAACC. As meninas, entre 14 a 17 anos, passaram uma manhã diferente onde aprenderam com as voluntárias maquiadoras técnicas de maquiagem, limpeza, cuidados com a pele, e dicas para amenizar o efeito do tratamento oncológico.

O Projeto Beleza Negra busca incentivar, apoiar e patrocinar empreendedores e proprietários de salão de beleza afrodescendentes que ofereçam serviços para pessoas da raça negra. Nasceu da iniciativa do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania – SP, do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP – CORES, do SEBRAE e do Instituto ABIHPEC. O principal foco é fornecer auxílio sobre como administrar e gerir salões, buscando maximizar a qualidade dos profissionais. Uma das principais formas de provocar essa mudança é oferecendo aos empreendedores a participação gratuita no curso Salão Parceiro no SEBRAE, o qual tem duração de seis meses.

O Education for Life, criado como um fundo de apoio às instituições que oferecem formação profissional na área da beleza às pessoas em vulnerabilidade social. Fruto de uma parceria do Instituto ABIHPEC com a Intercoiffure Brasil, para promover empregabilidade e o empreendedorismo. A Intercoiffure – Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros – é uma entidade fundada em 1925, em Zurique, por um seleto grupo de cabeleireiros da Suíça, Alemanha, Grã-Bretanha, Áustria, Hungria, Dinamarca e Espanha. Desde 1930 sua sede é em Paris, ponto de encontro dos membros do mundo todo.

Para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes foi criado um projeto com objetivo de conscientizar a sociedade quanto ao seu papel por meio da disseminação de informações que ajudam a tirar o tema da invisibilidade no Brasil, incentivando a DENÚNCIA. O projeto que começou com o instituto ABIHPEC foi transferido para a Childhood Brasil em maio de 2017.

Há também o projeto Empregabilidade Perfumada, criado com o objetivo de formar profissionais capacitados a atuarem no segmento de varejo de perfumes. Por meio do Curso ‘Consultor de Vendas Especializado em Perfumes’ oferece a compreensão do papel da fragrância e perfume no mercado brasileiro e internacional, destacando seus fundamentos sociais e culturais com o intuito de contribuir para o aumento da competitividade das organizações e melhoria do bem-estar coletivo. Ele é fruto de uma parceria do Instituto ABIHPEC com o Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo e com a especialista em perfume Renata Ashcar. O curso é voltado para jovens de famílias de baixa renda a partir de 16 anos, que tenham concluído o ensino médio, bem como profissionais do segmento que queiram se especializar e ter formação na área de fragrâncias e perfumes, incluindo pessoas com deficiência física e visual.

Conheça mais projetos do Instituto Abihpec no www.institutoabihpec.org.br