imagem google

SINDICATO RESPONSÁVEL: SINDUSFARMA – RECONHECER PARA INCENTIVAR


Conheça as ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo

Por Karen Pegorari Silveira

publicado em 06 de março de 2018

O Sindusfarma incentiva os seus colaboradores e associados a promoverem as melhores práticas em Responsabilidade Socioambiental. Segundo declaram, seus objetivos buscam sempre o alinhamento com os interesses do Desenvolvimento Sustentável e seus associados devem seguir rigorosamente os requisitos legais para a obtenção de licenças ambientais e registros, bem como devem prevenir e controlar os impactos decorrentes de suas atividades.

Segundo o gerente de Relações Sindicais Trabalhistas, Arnaldo Apedace, o Sindusfarma acredita que “para as empresas a Responsabilidade Social não só aumenta a satisfação dos trabalhadores como também a fidelidade de seus clientes, além de criar um diferencial competitivo no mundo dos negócios”.

Para auxiliar seus associados nessa missão a entidade desenvolveu alguns projetos, como o Prêmio Excelência em Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, que tem o objetivo de reconhecer as melhores empresas do setor que se destacaram em programas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. O Prêmio PES (Prêmio Programa Educacional Sindusfarma), concedido às empresas com o maior número de participantes nos workshops promovidos pela entidade, durante o ano. O Prêmio Bumerangue, que premia as melhores empresas que se com desenvolvimento de programas de Treinamento Administrativo, Treinamento de Força de Vendas, Praticas de Recrutamento e Seleção e Qualidade na Inclusão da pessoa com deficiência. O Prêmio Sindusfarma de Qualidade, para os fornecedores da indústria farmacêutica que se destacaram nos últimos 12 meses. O PAP (Programa Apoio Profissional) – que prepara os candidatos na busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Esta ação é destinada a gerentes e supervisores em fase de recolocação ou transição de carreira e contribui para recuperar a autoestima, ao mesmo tempo em que ensina o uso de ferramentas que exaltam a motivação e o comprometimento dos profissionais; o BES (Bolsa de Empregos) – um canal direto e interativo de comunicação, via internet, entre candidatos e profissionais de recursos humanos da indústria farmacêutica, facilitando a contratação de novos funcionários, previamente treinados, para melhor aproveitamento dos investimentos em desenvolvimento de pessoal, representando um avanço social nas relações do sindicato patronal com os trabalhadores; o PPA (Programa de Apoio a Aposentadoria) – que pretende sensibilizar os participantes para o pós-trabalho, estimulando os profissionais a manter uma vida social ativa e ter hábitos saudáveis de vida, de forma que preservem a saúde física, mental, social, financeira, intelectual e espiritual; o DEC (Programa de Desenvolvimento Educacional) – estruturado para contribuir com o desenvolvimento de profissionais da indústria farmacêutica que fazem parte do contingente de supervisores e chefes, independentemente da área de especialização, para os quais são indispensáveis planos de carreira. O conteúdo programático é composto de workshops com tópicos de Marketing, Gestão de Pessoas e Gerenciamento, que expõem e esclarecem as mais recentes teorias, bem como práticas, para a formação de gerentes com novas competências, como exigência dos tempos atuais. Os programas dos módulos temáticos são elaborados de acordo com as necessidades dos profissionais de áreas específicas, incluindo palestras que estão vinculadas aos conceitos do programa núcleo. Os participantes do DEC adquirem novas competências que servirão de apoio ao desenvolvimento profissional, resultando em melhoria expressiva das atividades desenvolvidas no ambiente empresarial.

O DEC Sindusfarma inspirou a criação de CDEC (Créditos de Desenvolvimento e Educação Continuada), oferecido a todos os participantes de todos os programas que constituem o PES – Programa Educacional Sindusfarma.

O Sindusfarma mantém ainda um importante convênio com o SENAI que oferece o Curso de Operador de Processos de Produção de Fármacos e Medicamentos, destinado à qualificação de trabalhadores para a indústria farmacêutica. Esse programa se iniciou em 1997 e hoje atende candidatos das empresas industriais farmacêuticas de três regiões do Estado de São Paulo. O programa é ministrado pelo SENAI, com disciplinas selecionadas em conjunto com as áreas técnico-científica e trabalhista do Sindusfarma. Tem por finalidade aperfeiçoar a qualificação dos trabalhadores que já exercem funções na indústria farmacêutica, bem como os trabalhadores recém-inseridos nas atividades de produção do setor. Os profissionais recebem treinamento focado nas Boas Práticas de Fabricação e de Controle, Segurança do Trabalho, Informática, além de algumas disciplinas básicas, oferecendo capacitação aos trabalhadores, condição essencial para que os medicamentos sejam produzidos em conformidade com a legislação e regulamentação farmacêuticas.

Além destas iniciativas, a entidade promove também a homenagem Colar Cândido Fontoura, que reconhece profissionais da saúde e do setor farmacêutico com destaque na carreira. O Lupa de Ouro, que premia as melhores campanhas e os melhores profissionais de marketing da indústria farmacêutica com 18 categorias. Os Jogos Sindusfarma, que proporcionam lazer, integração, confraternização e contribuem com uma vida mais saudável e a prática do esporte.

Para saber mais sobre as ações do Sindusfarma, acesse – www.sindusfarma.org.br