imagem google

Sindicato Responsável: Sinditextil-SP – Sustentabilidade e Competitividade


Conheça as iniciativas de Responsabilidade Social do Sinditextil-SP - Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo

Imagem relacionada a matéria - Id: 1561400658

Por Karen Pegorari Silveira

O setor de moda movimenta grandes cifras em todo o mundo. O mercado global alcançou o valor de US$ 1,7 trilhão em 2017 e deve apresentar mais 2% de crescimento até 2022. No Brasil, o segmento têxtil e de confecção faturou US$ 51,58 bilhões no mesmo ano.

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente. Ela abrange desde a produção da matéria-prima, sua transformação em tecido, a confecção de vestuário, acessórios e outros itens até a comercialização para o consumidor final.

Essa indústria, que tem quase 200 anos no país, tem alta relevância para a economia, mas é desafiada a se transformar a todo momento, como mostra pesquisa da consultoria McKinsey, que prevê que uma das maiores transformações para o futuro próximo seja a preocupação com a sustentabilidade. Essa questão surgiu em decorrência da vontade dos consumidores em conhecer a origem dos produtos e da crescente conscientização das empresas em zelar por sua reputação.

Para acompanhar o mercado e atender as demandas desse setor a parceria da Abit e o Sindtextil-SP tem trabalhado o tema por meio de orientação trabalhista, certificação de qualidade e de sustentabilidade, acompanhamento de definição de Normas Técnicas junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), entre outras ações. Na área ambiental oferece consultoria em reutilização de água e tratamento de efluentes. O departamento de Economia dispõe de informações estratégicas de macroeconomia desenvolvendo estudos e análises mensais sobre empregos e produção industrial e ainda realizam palestras e conferências com autoridades e especialistas e apoiam eventos do setor.

Recentemente, representantes da Associação e do Sindicato se reuniram, em Brasília (DF), com o ministro da Economia para debater sobre a Sustentabilidade do setor, mais especificamente sobre a redução dos custos dos processos produtivos e a aplicação de tecnologia e valorização do capital humano.

Para saber mais sobre a atuação da entidade, acesse – www.sinditextilsp.org.br