imagem google

Sindicato Responsável: Certificação de Cadeia


Imagem relacionada a matéria - Id: 1553533897

Por Karen Pegorari Silveira

Para que seus associados ofereçam produtos de qualidade e tenham uma gestão socialmente responsável, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – Abicab, entidade coligada ao Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau, Chocolates, Balas e Derivados do Estado De São Paulo – Sicab, desenvolveu o Programa Pró-Amendoim, que garante o Selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB”. 

Neste programa, as empresas participantes passam por rigorosas auditorias periódicas em suas fábricas relacionadas às Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, realizadas pela DNV-GL Business Asssurance Avaliações e Certificações. Para participar, as empresas participantes devem atender todos os critérios estabelecidos na lista de verificações de BPF/ APPCC, que está de acordo com a Resolução da ANVISA, a RDC-172/2003. Para as empresas que atendem aos requisitos da legislação e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros, atendendo as normas brasileiras e internacionais quanto aos limites de aflatoxinas nos produtos disponíveis aos consumidores o Selo é garantido.

Além disso, trimestralmente são coletadas amostras de produtos de amendoim em diferentes pontos de venda do país. Obrigatoriamente esta coleta contempla produtos dos participantes do Programa em questão, como também fabricantes aleatórios. Todos os produtos são coletados pela auditoria DNV-GL e analisados pelo Laboratório de Micotoxinas (LAMIC) da Universidade Federal de Santa Maria – RS, credenciado pelo Ministério da Agricultura, acreditado pelo INMETRO e pela ANVISA.

O Pró-Amendoim, desde o início do monitoramento no mercado brasileiro, realizou até o momento 68 coletas de produtos de amendoim. Até o final deste ano a previsão é de realizar mais duas coletas. Os resultados obtidos destas empresas, em relação a média de aproveitamento, foi de 89,2% (até início de setembro 2018), contra 88,6% em 2017.

De acordo com o presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, é muito importante que o consumidor atente para a existência do selo nas mercadorias que compra. “O Selo de Qualidade Certificada Pró-Amendoim já está presente em mais de 45% dos produtos comercializados e isso permite ao consumidor brasileiro optar por alimentos de alta confiabilidade, pois o processo de fabricação e a procedência são devidamente atestados”, afirma.

Sobre a Abicab 

A Abicab representa os maiores fabricantes do Brasil, o que equivale a R$25 bilhões em valor de venda, gerando mais de 42 mil empregos diretos e representando 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim.