imagem google

PAINEL MERCADOS – INSERÇÃO COMERCIAL BRASIL-UE 28


Imagem relacionada a matéria - Id: 1606178241O Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deagro-FIESP) divulga anualmente, o Painel Mercados – A inserção do Brasil no comércio mundial de produtos do agronegócio. Entre os principais destinos analisados está a União Europeia.

A União Europeia é o segundo destino das exportações brasileiras do agronegócio, atrás apenas da China. Durante a última década, a UE-28 perdeu espaço nos embarques nacionais desse setor, e os produtos que tiveram as maiores reduções em receita foram etanol (-90%), soja em grão (-48%) e carne de frango (-49%). A participação nas exportações totais do agro caiu de 30% em 2009 para 17,3% em 2019. Nos últimos 12 meses, de outubro de 2019 a setembro de 2020, a Europa foi destino de 16% das exportações totais do setor. Já na análise sob a ótica do país importador, do total das aquisições europeias de produtos do agro, cerca de 6,5% tiveram o Brasil como origem em 2019, segundo dados do Comtrade. Há dez anos, essa participação era de aproximadamente 13%. Veja os destaques.

Para ter mais informações acesse a última versão.

Os outros informativos periódicos produzidos pelo Deagro são: IPCA Alimentação e Bebidas (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), Balança Comercial do Agronegócio, Safra Brasileira de Grãos, Safra Mundial de Soja e Milho, Preços das Principais Commodities do Agronegócio e Crédito Rural.