imagem google

Nota de esclarecimento – Sobre as cheias na bacia do Rio Piracicaba


Conforme informações amplamente divulgadas pela mídia em geral, em função do regime de chuva atípico, os reservatórios do Sistema Cantareira estão no limite de sua capacidade de armazenamento, e os vertedouros das represas do Jaguari/Jacareí e Atibainha começaram a descarregar volumes de água que poderão causar novas inundações ao longo da bacia do rio Piracicaba, em especial os rios Atibaia e Jaguari.

A Sabesp e a Defesa Civil do Estado de São Paulo estão alertando todos os municípios das áreas lindeiras sobre a situação, para permitir a remoção de pessoas e bens das regiões potencialmente inundáveis.

Sendo assim, reiteramos o alerta para que todas as indústrias localizadas nas bacias hidrográficas dos referidos rios, busquem informações detalhadas junto à Defesa Civil do seu município, ou ainda junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE de Piracicaba, ( 19– 34345111), no sentido de se precaverem quanto a eventuais prejuízos, bem como acompanhar novas operações.

Recomenda-se também consulta à página do Comitê de Bacia Hidrográfica do PCJ – Piracicaba, Capivari e Jundiaí
(http://www.comitepcj.sp.gov.br/comitespcj.htm) que disponibiliza um serviço de monitoramento on-line – Telemetria DAEE, com as cotas e vazões em cada ponto monitorado.