imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Natura – Integração Total


Programa de integração com duração de 4 dias tem fase de imersão em diversas áreas da empresa

Por Karen Pegorari Silveira

Segundo Maria Tereza Leme Fleury, em seu livro Cultura e Poder nas Organizações, a integração é um momento de socialização, é crucial para a reprodução do universo simbólico. É por meio das estratégias de integração do indivíduo com a organização que os valores e comportamentos são transmitidos e incorporados pelos novos membros. Os rituais de socialização desempenham ao mesmo tempo o papel de inclusão do indivíduo ao grupo e delimitação do processo de exclusão dos demais.

Com esse intuito, atualmente, muitas empresas elaboraram planos de integração dinâmicos e interativos, como o Programa de Integração Corporativa da Natura (PIC), que foi criado com o objetivo de engajar os novos colaboradores e os principais fornecedores, e proporcionar melhor compreensão sobre a empresa, além de possibilitar ao novo colaborador uma adaptação mais rápida e eficaz à rotina de trabalho.

O PIC conta com dois momentos – o Presencial e o de Ações de Sustentação. Para sensibilizar e engajar, na fase presencial, os participantes têm acesso aos temas Legais que envolvem a companhia e toda sua essência. Também é nesse momento que os participantes entendem melhor a proposta de valor da empresa. Posteriormente, até 90 dias depois, vem as ações de sustentação. Nesse momento, o colaborador passa por uma imersão nas diversas áreas da empresa para ter um conhecimento mais profundo sobre elas e participa através de convites em formatos de workshop, e-learning e pílulas de conhecimento.

Segundo o gerente de cultura, Newton Branda, o Programa de Integração é um momento muito especial pra a empresa. “Para nós, ele tem a função de acolher e integrar nossos novos colaboradores ao que é essencial para Natura (Nossa Razão de Ser, Crenças e Visão) e nas especificidades da nossa cultura organizacional promovendo um bom início para a melhor relação entre empresa e colaborador e a apresentação do jeito Natura de ser e fazer, promovendo comportamentos mais aderentes à nossa Cultura,” relata o gerente.

Uma das colaboradoras escreveu um depoimento, anonimamente, após participar do programa e concorda com Branda. “Eles estão de parabéns, o treinamento foi excelente e muito proveitoso. Agregou conhecimento e multiplicou experiências! Me tornei uma pessoa melhor”, diz a nova gerente

Sobre a Natura

A Natura é hoje a maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento da venda direta. Com a sede em Cajamar (SP), marca presença na América Latina, com operações em Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Possui 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras.

VEJA OUTRAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS