imagem google

Palestras do evento de Lançamento do Programa NAGI PG – Núcleo Fornecedores Petrobras em Santos


Apresentações feitas no Evento de Lançamento do Programa NAGI PG - Núcleo Fornecedores Petrobras UO/BS, em 17/10/14, Santos/SP

Disponibilizamos as apresentações do evento de Lançamento do Programa NAGI PG – Núcleo Fornecedores Petrobras em Santos UO/BS, que aconteceu no dia 17 de outubro de 2014, em  Santos/SP


Para visualizar  as apresentações, acesse o menu ao lado

(todos demais arquivos/2014).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638562410




Objetivo do Evento:

Apresentar aos empresários de micro, pequenas e médias indústrias as oportunidades que o setor de Petróleo e Gás oferece e apresentado o Programa NAGI PG – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de P&G , em que o empresário é capacitado a implementar em sua empresa a gestão da inovação e a preparar-se para atender as demandas e as exigências da cadeia produtiva do Petróleo e Gás.

No evento os empresários presentes também puderam assistir à apresentação de uma empresa participante do NAGI PG que identificou oportunidades e passou a prospectar o setor de petróleo e gás.

A Fiesp e o Ciesp também demonstram como estão apoiando as empresas a fazerem parte deste setor. Foi Assista o depoimento de empresários que já participam do Programa NAGI PG.


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Das 8h30 às 12h00 – Auditório UO/BS Petrobras – Santos /SP

8h30 – Recepção e Welcome Coffee

09h00 – Abertura

Diretor da Petrobras UO/BS – Oswaldo Kawakami

Diretor FIESP/CIESP – Kalenin Branco

Diretor Senai SP/Santos – Getúlio Rocha Junior

Representante da USP/PGT- Moacir Miranda

09h15 – Palestra Plano de Investimentos Petrobras e Participação dos Fornecedores

Palestrante: Oswaldo Kawakami – Gerente Geral da UO/BS Petrobras

09h45 – Palestra Novas Oportunidades e Desafios no Fornecimento ao Setor de P&G

Palestrante: Consultor Virgílio Calças – Ex-Gerente da Refinaria da Petrobras de SJC

10h15 – Palestra Case de Sucesso – Depoimento Empresa do NAGI – Benefícios do Programa

Palestrante: Luiz Antônio Schiliró – Empresário Participante do Programa NAGI PG

10h45 – Apresentação do Programa NAGI PG

Palestrante: Egídio Zardo Junior – Representante da FIESP – Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP

11h15 – Apresentação do Auto-Diagnóstico e Plano de Gestão da Inovação – PGI

Palestrante: Moacir Miranda – Coordenador de Projetos do PGT/USP – Núcleo de Política e Gestão Tecnológica

11h45 – Recolhimento do Termo de adesão ao NAGI PG e Próximos Passos

Perguntas dos empresários sobre o Programa NAGI PG e Termo de Adesão

12h00 – Encerramento

Setor de P&G:

Os investimentos estimados do setor até 2020 são da ordem de US$ 424 bilhões e tem potencial para gerar 3,5 milhões de empregos. A previsão é que o setor represente 20% do PIB brasileiro em até 10 anos.


Programa NAGI PG – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás

Até o final de 2014, o Programa NAGI PG irá capacitar cerca de 200 pequenas e médias indústrias paulistas da cadeia de petróleo e gás a implementar a gestão da inovação e a elaborar planos e projetos de inovação.

O Programa NAGI PG está sendo executado em nove núcleos desde 2012 (São Paulo, Vale do Paraíba, Mogi das Cruzes, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba, Piracicaba/Limeira e RMSP) e o décimo núcleo será lançado no evento em Santos dia 17/10, com a participação de empresas fornecedoras da OU/BS da Petrobras. A expectativa é que todas as empresas presentes ao evento adiram voluntariamente ao Programa. No evento será apresentado um caso de sucesso de uma média empresa que participa de outro núcleo do NAGI PG e que passou a fornecer para o setor de P&G a partir de sua participação. Também será apresentado o conteúdo e cronograma do programa e os benefícios às empresas que aderirem. A primeira capacitação já iniciará dia 29/10 na Sede da Fiesp em São Paulo.

O Programa é subsidiado e conta com o apoio financeiro da FINEP – Financiadora de Projetos e do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que aportou cerca de R$ 2 milhões investidos em capacitações das empresas.

A metodologia de aplicação do projeto, com duração total aproximada de seis a sete meses (finalizando em abril-maio/2014), contempla as seguintes fases:

• Sensibilização das empresas;
• Capacitações coletivas em inovação;
• Aplicação de auto-diagnóstico da inovação;
• Entrevistas individuais nas empresas para validação do auto-diagnóstico e entrega de relatório de melhorias;
• Assessoria empresarial individual para elaboração e entrega do Plano de Gestão de Inovação – PGI, para cada empresa participante.

O objetivo final é que o programa NAGI PG contribua para o aumento da maturidade em inovação das empresas fornecedoras da Petrobras e para o aumento de sua competitividade, identificando e apoiando-as no desenvolvimento de projetos de inovação de seus produtos e serviços voltados à cadeia de P&G, assim como a melhoria na qualidade de fornecimento à Petrobras.