imagem google

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS: TAKEDA – Apoio integral à família


Oferecer um ambiente de trabalho produtivo, de respeito e confiança, além de segurança psicológica, são as apostas dessa companhia farmacêutica

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632159711

Por Karen Pegorari Silveira

Conforme Declaração Universal dos Direitos Humanos Art. 16, §3, as famílias são a base da sociedade e possuem um papel insubstituível no desenvolvimento e cuidado de cada pessoa, sobretudo as crianças e as pessoas idosas. Ao cuidar das pessoas, é possível construir uma sociedade melhor.

Com esse propósito a Takeda voltou seus esforços ao colaborador, oferecendo benefícios que se adequem às mulheres e homens com filhos, sempre com a preocupação de contribuir para melhorar a qualidade de vida.

São várias as práticas de apoio às famílias com filhos, que vão desde suporte aos pais de primeira viagem com palestras de especialistas sobre a gestação e o esclarecimento de dúvidas, incluindo os temas de Diversidade e Inclusão para os novos pais; sala de amamentação para as mamães da matriz para a retirada e acondicionamento correto do leite; licença parental de 180 dias e licença-paternidade de 30 dias a partir do dia do nascimento do bebê, até home office para uma volta gradual ao trabalho após o término da licença. Esses benefícios valem também para casais homoafetivos e adotantes.

Complementando as práticas acima, a empresa oferece ainda a Cesta Natalidade, no momento do nascimento do bebê – mães e pais recebem um auxílio de R$ 200, vinculado ao seguro de vida; auxílio-creche: extensão do reembolso de auxílio-creche, antes pago somente para as mães, para os pais com o objetivo de subsidiar parte das despesas com a guarda, vigilância e assistência de filhos de colaboradores registrados ou legalmente adotados. O benefício, no valor de R$965,49/mês, é pago por 30 meses para colaboradores que tiverem filhos depois da admissão e, no caso de funcionários que tiverem filhos anteriormente à admissão, é pago até a criança completar 30 meses de idade; também dão a oportunidade de Day Off de Aniversário para pais com filhos ou enteados de até 17 anos; Kit Cinema no Dia das Crianças para todos os colaboradores que têm filhos de 3 a 12 anos com um par de ingressos, pipoca e refrigerante; Takedinhos – evento no qual cerca de 100 crianças, filhos de colaboradores, conhecem a matriz para participar de atividades lúdicas e o escritório dos pais.

Neste ano, com a restrição imposta pela pandemia, a empresa reformulou o evento Takedinhos e em conjunto com os Comitês de Diversidade e Inclusão, elaboraram uma lista de livros com a temática de diversidade para os pequenos, disponibilizando voucher para compra de livros para 400 crianças entre 03 e 14 anos, além de dicas para os pais curtirem o dia das crianças em casa com a família; Takeda Teens – o evento que reúne adolescentes de 13 a 17 anos, filhos de colaboradores; Summer Job – programa de estágio de verão exclusivo para filhos de funcionários; Short Friday: o expediente em 100% das sextas-feiras termina às 13h no escritório de Santo Amaro e, às 15h, na fábrica; Home Office e Horário Flexível: além de poderem trabalhar em casa duas vezes na semana, os colaboradores têm flexibilidade de uma hora na jornada diária, podendo chegar mais tarde ou mais cedo. Assim, conseguem conciliar as agendas pessoal e profissional da melhor forma possível. Desde março de 2020, devido a pandemia, todos os profissionais estão trabalhando remotamente; Mais 3: programa que possibilita ao colaborador tirar três dias extras de folga ao longo do ano, previamente alinhados com o gestor, seja para prolongar as férias, emendar feriados ou mesmo resolver uma questão particular. Está implementado ao colaborador do escritório e ao da fábrica que trabalha em horário administrativo, que realiza a compensação dessas horas ao longo do ano. Além disso, o profissional diretamente ligado à produção tem direito a um dia de folga por semestre trabalhado sem falta, política que busca reduzir o absenteísmo; Treinamentos e palestras focados em Diversidade: A Takeda promoveu no ano de 2020 mais de 20 treinamentos, palestras e roda de conversas na temática de Diversidade e Inclusão, com uma média de adesão de cerca de 350 pessoas por evento.

Todas essas práticas de Responsabilidade Social, levaram a Takeda, no ano passado, a ser reconhecida como umas das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, pela sétima vez consecutiva, e uma das cinco companhias ganhadoras pela segunda vez na categoria Atenção à Primeira Infância. Ambas as certificações foram concedidas pela consultoria global Great Place to Work (GPTW), que identifica iniciativas que oferecem padrão de excelência e ambientes de trabalho transformadores aos colaboradores. Os resultados da pesquisa do GPTW mostram que o índice de satisfação do funcionário com a empresa aumenta quando há um ambiente de bem-estar e de cuidado com a família.

De acordo com a Diretora Executiva de Recursos Humanos, Eliane Pereira, a Takeda não quer ficar apenas no discurso sobre a importância de se olhar para a primeira infância. “Queremos que as nossas ações de valorização dos filhos de colaboradores alcancem resultados práticos, já que é até os seis anos que a personalidade das crianças começa a se formar. Oferecer um ambiente de trabalho produtivo, estimulante e saudável, pautado pelo respeito, confiança e segurança psicológica, contribui diretamente para o cumprimento do principal objetivo da empresa, que é colocar o paciente no centro de tudo o que fazemos”, relata.

Sobre a Takeda

A Takeda no Brasil está entre as 10 principais farmacêuticas do país e possui um escritório em São Paulo e fábrica instalada em Jaguariúna (SP), com mais de 500 colaboradores e mais de 30 mil funcionários em 70 países. Seus esforços se concentram em P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Genéticas Raras e Hematologia, Neurociências e Gastroenterologia (GI).