imagem google

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS: SPECIAL DOG – Parceria pela Educação


Projeto com foco na formação de gestores de educação infantil é a principal ação em favor da primeira infância dessa indústria do interior paulista

Imagem relacionada a matéria - Id: 1624194016

Por Karen Pegorari Silveira

Os temas sociais da Sustentabilidade vêm ganhando maior visibilidade e força há alguns anos e ampliando o escopo de atuação de muitas empresas, assim como aconteceu com a Special Dog, que já praticava ações ambientais e adotou a primeira infância como causa social recentemente.

Escolhida como principal frente de ação social da empresa, a causa da primeira infância na empresa começou com o Projeto de Formação de Gestores da Educação Infantil.

Implementada desde 2017, a iniciativa busca melhorar a qualidade do atendimento às crianças nesta etapa do ensino, sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e o Instituto Avisa Lá. O Avisa Lá é uma ONG com sede em São Paulo especializada na formação de profissionais da educação infantil.

O trabalho abrange creches, pré-escolas e também escolas voltadas às séries iniciais do ensino fundamental. A formação se destina a representantes da secretaria, bem como a diretores e coordenadores das escolas. Quase duas mil crianças por ano se beneficiam do projeto, que resulta na capacitação dos professores em torno de temas como cuidado, acolhimento, estímulo pelo brincar, leitura e escrita.

Para Karina Soares, analista do Núcleo Social da Special Dog Company “a palavra ‘cuidar’ – de tudo e de todos – tem um sentido muito forte para nós. Temos muita clareza da importância que é investir em ações em prol da comunidade”, afirma.

Ela lembra que a empresa também possui representatividade no Comitê Municipal Intersetorial para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Santa Cruz do Rio Pardo. O objetivo do PMPI é estabelecer metas para cumprir o dever do Estado na garantia da prioridade absoluta dos direitos das crianças, conforme previsto na Constituição Federal.

Fundada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, a Special Dog Company começou com uma pequena planta para a fabricação de alimentos para cães e gatos. Com o crescimento da marca, a demanda de consumo começou a exigir uma produção maior e mais eficiente, o que fez com que os fundadores investissem em um espaço mais amplo. Atualmente, a sede da empresa conta com quatro fábricas de alimentos secos e uma de alimentos úmidos – essa última inaugurada em 2019, após um investimento de R$ 80 milhões.

Sobre a Special Dog

Empresa brasileira que produz e comercializa alimentos para cães e gatos de todos os portes e fases da vida. Atualmente, mais de 3 milhões de pets em mais 13 países consomem seus produtos. Com aproximadamente 1500 colaboradores, a empresa se divide entre Santa Cruz do Rio Pardo, interior do estado de São Paulo e Curitiba, capital paranaense.