imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Philips – Relacionamento com a comunidade e incentivo ao esporte


Projeto que ilumina campos de futebol de várzea a noite leva cultura popular e integração às comunidades

Por Karen Pegorari Silveira

Aproximadamente 1.6 bilhão de pessoas no mundo vivem sem acesso à energia, sendo que 31 milhões estão na América Latina. Para essas pessoas, atividades públicas e comunitárias costumam terminar por volta das 18h, durante todo o ano. Pensando neste desafio, a indústria Philips criou o projeto “Ilumine seu Jogo”, que leva iluminação de alta tecnologia alimentada por painéis solares para campos de futebol que são, além de um local para a prática de esportes, um espaço para diversas atividades das comunidades.

No Brasil, a Philips já entregou 20 campinhos nas cidades de Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Belém e em 2 comunidades ribeirinhas da Amazônia. E todo o projeto contou com investimento global de 2 milhões de euros, para a iluminação de 30 campos na América Latina.

Para o gerente sênior de Sustentabilidade, Márcio Quintino, este projeto vai além. “Mais do que simplesmente iluminar um campinho de futebol com tecnologia inovadora de LED em uma comunidade de baixa renda, o espaço também pode ser utilizado em outras atividades sociais e esportivas noturnas, provendo o lazer, comércio e saúde, além de contribuir com a melhoria da segurança pública no período da noite para a comunidade local”.

Recentemente a Philips firmou uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na criação do projeto “Ilumine sua Vida”, que substituirá o “Ilumine seu Jogo”. A expectativa é entregar mais 20 espaços iluminados nos quatro países – Brasil, Colômbia, Peru e México, entre 2015 e 2016, E até 2025, a pretensão da empresa é impactar a vida de 3 bilhões de pessoas no mundo, por meio de projetos como este.

A Real Confederação Holandesa e o Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas e Auto Sustentabilidade (IDEAAS), são parceiros com a KNVB nestas ações e oferecem aos técnicos e professores de futebol das comunidades um curso chamado “WorldCoaches”, com programação de 5 dias. O curso, que aborda aspectos técnicos e também sociais, busca levar o professor para além dos campos e torná-lo um modelo para seus alunos.

Sobre a Philips do Brasil

A empresa é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 90 anos. Líder dos mercados locais eletrodomésticos portáteis Philips e Philips Walita, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas e sistemas de monitoramento de pacientes com Philips Dixtal.