imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Feitiços Aromáticos – Pequena Notável


Esta pequena empresa da região leste de São Paulo integrou os ODS em sua gestão e ganhou vantagem competitiva. Veja como

Imagem relacionada a matéria - Id: 1569098524

Por Karen Pegorari Silveira

No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas, sendo que a maioria delas precisa se diferenciar no mercado para ganhar vantagem competitiva e concorrer com grandes companhias.

Com a Feitiços Aromáticos não foi diferente. Nascida como uma pequena empresa familiar há 18 anos no bairro de Itaquera, a empresa passou por diversas transformações, mas segundo Raquel Cruz, fundadora da empresa, uma coisa permaneceu: a essência. “Acredito que a empresa pode ser uma ferramenta de transformação social, pois ela se faz de pessoas e o papel do líder é apoiá-las para que sejam bons colaboradores e melhores cidadãos”, conta ela.

A empreendedora conta que quando a empresa nasceu, no extremo leste da capital, onde ela passou sua infância e juventude, ela sentia que podia fazer diferente. Que era possível construir uma empresa que também olhasse para a comunidade. Então investiu no primeiro emprego e capacitação de jovens da região para oferecer oportunidades. Este foi o primeiro movimento em direção aos 3 pilares da Sustentabilidade: Economicamente viável, Socialmente Justo e Ecologicamente Correto.

Daí em diante, o negócio cresceu e a Sustentabilidade foi sendo integrada automaticamente na estratégia e na gestão. Reformaram o galpão da fábrica, pintaram as paredes de branco, colocaram forro igualmente branco e muitas janelas – o que favoreceu a iluminação natural e gerou economia permanente de energia. Em dias de verão, poucas lâmpadas da fábrica precisam ser acesas. Investiram em temporizadores para as torneiras e descargas sanitárias com opção de 3 e 6 litros, o que também proporcionou uma importante redução no consumo de água. Também deram preferência para a contratação de trabalhadores do entorno da empresa, proporcionando mais qualidade de vida, mais tempo com a família e mais tempo para os estudos, “consequentemente, pessoas mais comprometidas e produtivas”, avalia Raquel. A coleta seletiva também foi incluída nas atividades da empresa.

Estas ações simples se reverteram em uma proposta de valor diferenciada para a empresa, que engajou os consumidores, gerou vantagem competitiva, rendeu o prêmio da Revista Isto É como ‘Pequena Empresa mais Consciente do Brasil’ e ainda proporcionou exportações para outros países.

Recentemente, Raquel Cruz deu alguns passos ousados em direção a Sustentabilidade. Sua equipe de inovação se reúne mensalmente com 3 ou 4 colaboradores para pensar juntos a respeito de oportunidades para o negócio e para desenhar ações de engajamento, por isso resolveram trabalhar com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os objetivos 3 e 4, que falam de saúde e educação respectivamente, foram os escolhidos por ter mais a ver com o negócio da empresa. Então a equipe trabalha nas redes sociais assuntos relacionados a Aids e DSTs, uso de entorpecente, controle de natalidade e etc. Futuramente pretendem incluir estes temas também nas embalagens dos produtos de forma educativa.

Raquel comenta ainda que como empreendedora do sexo feminino busca sempre estimular as mulheres com relação à sua força e potencial estimulando a contratação de forma inclusiva e buscando interação com a comunidade, integrando assim o ODS 5, especificamente as submetas 5.1, 5.5, 5.c.

Como conselho de uma empreendedora focada no crescimento do negócio e na Sustentabilidade, Raquel Cruz, sugere que sejam feitas algumas perguntas para avaliar seu negócio e seguir o caminho da Sustentabilidade. “O que mais posso fazer? Como trato as pessoas, a água e todos os recursos? Como estimulo os colaboradores a crescerem e a serem multiplicadores destes conceitos para suas vidas? ”, diz ela

Sobre a Feitiços Aromáticos

A brasileira Feitiços Aromáticos, que tem 12 funcionários, fabrica sais e espumas de banho, óleos para massagens, produtos para aromatização de ambientes, sabonetes líquidos, além de itens da linha sensualidade, que são vendidos no Brasil, em Portugal e no Chile.