imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Equipalcool – Investindo no capital humano


Equipalcool apostou na inclusão e no desenvolvimento de seus funcionários e se tornou referência na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590581018

Texto: Karen Pegorari Silveira/ Fotos: Divulgação

A empresa de sistemas de engenharia Equipalcool, com quase 400 funcionários, se tornou um bom exemplo no interior paulista graças a preocupação com os seus funcionários.

Para se adequar a nova política de diversidade e inclusão social, a empresa contratou uma consultoria que projetou toda sua infraestrutura para receber profissionais com necessidades especiais (adequações em todas as áreas de trabalho, rampas de acesso, sinalizações de vaga de estacionamento, instalações sanitárias etc.) e também orientou os funcionários, de todas as hierarquias, para o desenvolvimento humano e não discriminatório. Hoje a equipe é composta por 15 profissionais com deficiência.

A companhia implantou ainda um programa de ginástica laboral sob a orientação de profissionais do Sesi-SP, que aplicam diariamente exercícios matinais e que periodicamente, avaliam as condições de trabalho, o mobiliário e equipamentos utilizados visando adequá-los ergonomicamente. Para atrair mão de obra feminina, eles também criaram um centro de treinamento que capacita mulheres e já formou 14 funcionárias para a área industrial, especialmente para a profissão de soldadora.

Além disso, todos os trabalhadores que por diversos motivos não concluíram seus estudos têm a oportunidade de se desenvolverem em iguais condições com os demais funcionários através de um subsídio oferecido pela empresa. Hoje 53 bolsas de estudo são oferecidas.

Essas e outras iniciativas levaram a Equipalcool ao seleto grupo de empresas ‘certificadas’ com o Selo Paulista da Diversidade e ao 1º lugar, na categoria Educação e Desenvolvimento, do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT).
“Estamos sempre atrás de mais qualidade, mais eficiência e mais resultados. Não aceitamos limitações. A renovação é um dos pilares da Equipalcool”, comentam Sérgio Vanzella e Orlei Bernuzzi, diretores da empresa.

Entre os resultados alcançados com estas iniciativas, de acordo com o Balanço Social de 2011, estão a queda do índice de absenteísmo, rotatividade, horas extras e acidentes no trabalho e que retratam a eficácia da gestão de pessoas na condução das normas e políticas internas. Além disso, a Equipalcool foi a primeira empresa da região a estender a licença maternidade de quatro (04) para seis (06) meses às suas funcionárias, o que também lhe confere o título de “Empresa Cidadã”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590581018