imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Dudalina – Benefícios diferenciados para reter talentos


Na Dudalina as colaboradoras contam com diversos projetos que auxiliam o seu desenvolvimento profissional e pessoal, entre eles, o Programa Mamãe Dudalina

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590556041

Por Karen Pegorari Silveira

A Dudalina nasceu em 1957 com a visão empreendedora de um casal catarinense. Recém-casados, Duda e Adelina começaram com uma pequena loja de secos e molhados e devido a compra de muito tecido decidiram produzir camisas. Desde então não pararam as máquinas e hoje a Dudalina produz mais de 2 milhões de camisas por ano aproximadamente.

Idealizada por uma mulher de garra e dedicada, a empresa hoje emprega muitas Adelinas, aproximadamente 75% do quadro de colaboradores são de mulheres e por isso a companhia oferece benefícios diferenciados para atrair e reter esses talentos femininos.

Muitos projetos foram implantados para oferecer bem estar e qualidade de vida para essas colaboradoras, entre eles está o Dia de Princesa, onde a funcionária sorteada vive um dia com direito compra de roupas novas, massagem, transformação visual, sessão de fotos, jantar com a família e outras surpresas; e o Programa Mamãe DUDALINA, um dos mais importantes projetos – ele oferece às futuras mamães apoio e orientações sobre os cuidados com a sua saúde e a do bebê, e promove e homenageia a condição de gestante preparando e adaptando o ambiente de trabalho para torná-lo mais acolhedor. Esse programa atende cerca de 50 gestantes durante o ano e é formado por 7 etapas:

Dia da gestante: Programa de palestras com profissionais especializados na área da saúde. Acontece durante um sábado e proporciona experiência educativa de preparação para o período de gestação e maternidade. Entre as atividades, destacam-se temas como os sintomas decorrentes da gestação e abordagens sobre a área comportamental da mulher gestante, além das alterações na vida familiar.

Salas diferenciadas e literatura especializada: Todas as salas de leitura da empresa foram remodeladas para proporcionar um local tranquilo e agradável às gestantes durante os intervalos do horário de trabalho. Além disso, a empresa realizou assinaturas de revistas especializadas e adquiriu livros sobre cuidados com a gestante e com o bebê, entre eles, destacamos a revista Pais e Filhos e o livro a Vida do Bebê, que estão disponíveis para todas as gestantes da empresa.

Chá de bebê: Há um espaço na empresa para realização de Chá de Bebê entre as colegas da futura mamãe com todas as atividades inclusas, desde o convite até o coffee break.

Mamãe Coruja: É o treinamento das colaboradoras para amparar a gestante diante de alguma necessidade. Em caso de alguma emergência, existirá a Mamãe Coruja escolhida pela colaboradora para ser seu apoio durante toda a gestação.

Kit bebê: No dia da saída para a Licença Maternidade, há entrega de um Kit Bebê com banheira, fraldas, lenços umedecidos, fita crepe, leite NAN, chá, creme antiassaduras, talco, xampu, algodão, entre outros.

Kit Gestante: No início da gravidez, a mamãe ganha um kit da Gestante composto por uma toalhinha personalizada do programa, uma cartilha com informações pré e pós parto e a cartinha da amiga escolhida como mamãe Coruja.

Visita a empresa: Após o nascimento, a funcionária pode apresentar seu bebê para os colegas. A empresa promove a vinda da mamãe e do filho até a unidade para a apresentação do bebê aos colegas de trabalho.

Simone Alves Dias, costureira da unidade de Luis Alves, em Santa Catarina, conta que através do Projeto Mamãe Dudalina conseguiu fazer o seu chá de bebê com todas as colegas de trabalho. ”Com certeza lembrarei deste dia para sempre!”, conta a mamãe. Clades Sasse, que atua na unidade de Presidente Getúlio, também em Santa Catarina, concorda com Simone. “Este programa valoriza a colaboradora e aumenta a autoestima da gestante. É uma oportunidade que poucas empresas proporcionam”, afirma a encarregada de embalagem.

A presidente da empresa, Sônia Regina Hess de Souza, diz que a companhia está constantemente analisando suas práticas de gestão, aprofundando seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável na comunidade em que está inserida. “Através de ações voltadas para a integridade, inclusão e responsabilidade social, acreditamos que a ética e a transparência são primordiais para nossas relações institucionais”, completa a executiva.

Além desses projetos voltado às mulheres, a Dudalina mantém diversas ações na área de responsabilidade social através do Instituto Adelina e já ganhou prêmios renomados, entre eles o ADVB Empresa Cidadã e o Prêmio Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de ser signatária de diversos pactos como Empresa Limpa, Empresa Proética, Pacto Nacional Pela Erradicação do Trabalho Escravo, entre outros.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590556041 VEJA OUTRAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS